Crédito: Ricardo Correa
O engenheiro mecatrônico João Luiz Bernardes Júnior, 34 anos, dedicou os quatro anos e meio de seu doutorado na USP para criar um software aberto que possibilitaria jogar qualquer game de computador sem usar teclado — e ainda personalizar a interação com o jogo. Neste sistema, apresentado em novembro passado e ainda não batizado, todos os comandos vêm de gestos manuais.
Quem escolhe os movimentos e o que eles querem dizer (mão para cima pode ser “atacar”, por exemplo) é o próprio usuário. “Só é necessário programar o computador para entender os movimentos como letras. Assim, em vez das teclas, você usa as mãos para jogar”, diz Bernardes. O sistema permite o cadastro de até 100 mil gestos, mas o usuário só precisa, em média, de 10 a 20 por jogo. Ao contrário do Kinect, hardware detector de movimentos que só funciona no videogame Xbox 360, da Microsoft, o sistema criado por Bernardes poderá ser aplicado em qualquer computador.
Até agora, só foi testado com o City of Heroes, game de ação estrelado por personagens com superpoderes, mas Bernardes planeja colocar seu software com código aberto na rede para que a comunidade online possa adaptá-lo a qualquer jogo. Para isso, está em busca de financiamento. Se conseguir, o usuário só precisará de uma webcam, que custa em torno de R$ 50, para fazer com que funcione. Diversão barata e garantida.
0 comentários:
Postar um comentário