segunda-feira, 27 de junho de 2011
Por que roemos as unhas?
Segundo o psicólogo clínico Janos Andreas Geocze, roer as unhas funciona como um alívio para ansiedade, insegurança e até agressividade. Semelhante ao reflexo de sugar, o ato lembra o hábito infantil de colocar o dedão na boca. No entanto, esse costume é capaz de gerar conseqüências contrárias. "Roer a unha pode estressar muito porque é uma forma de mutilação e algumas pessoas só param quando os dedos estão em carne viva", complementa o psicólogo. |
Feira de pet shops tem até cerveja canina na Alemanha
Uma feira de pet shops em Frankfurt, na Alemanha, apresenta produtos e acessórios para cães do mundo inteiro. Entre os produtos exibidos durante a "Maintier", que vai até domingo (19), há até mesmo uma cerveja desenvolvida para cachorros.
De acordo com o fabricante a "Schwanzwedler" é feita a partir de extrato de carne e é fabricada por uma companhia holandesa. A feira conta com 85 exibidores de diversos países.
sexta-feira, 24 de junho de 2011
24 DE JUNHO: DIA DOS DISCOS VOADORES
Cientista quer recriar dinossauros (a partir das galinhas!)
Mas será possível? Dá para recriar um dinossauro em pleno século 21? O palentólogo norte-americano Jack Horner acha que sim.
A forma mais imediata de fazer isso seria a partir de uma amostra do DNA dos bichões. Mas, segundo Jack, apesar de alguns dos fósseis já encontrados estarem surpreendentemente bem conservados (alguns ainda com vasos sanguíneos), nenhum está tão preservado assim, a ponto de conter DNA intacto – do tipo necessário para recriar um Jurassic Park. Pôxa.
Restou olhar, então, para os descendentes dos monstros pré-históricos: os pássaros modernos. As galinhas, segundo o paleontólogo, têm a chave para recriar um dinossauro gravada em seus genomas. De acordo com ele, elas ainda têm características como dentes, garras e caudas expressas ali no fundinho dos genes – elas apenas foram “desligadas” em algum ponto do desenvolvimento dos bichos. E Jack e sua equipe, no caso, pretendem ligá-los novamente.
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Pai veste fantasias para constranger filho com os amigos da escola
O americano Dale Price, residente de American Forks, no estado de Utah, inventou uma maneira criativa de constranger o filho de 16 anos em frente aos amigos da escola. Ele veste uma fantasia diferente a cada dia e espera em frente de casa para dar tchau enquanto o ônibus escolar leva o filho ao colégio.
Entre os personagens que ele já encarnou estão a “Pequena Sereia”, a “Batgirl” e a “Princesa Leia”, do filme Guerra nas Estrelas, entre muitos outros. Até uma privada ele já montou do lado de fora para fingir que fazia suas necessidades enquanto dava tchau para o filho, Rain.
Para piorar, Dale ainda criou um blog com novas fotos postadas a cada nova fantasia. Mas segundo o site, mantido por Dale e por sua mulher, o filho é descrito como “geneticamente predisposto ao bom humor”, e ele e os amigos acham graça das palhaçadas do pai.
Entenda o movimento #euescolhiesperar
Eles escolheram não fazer sexo, ao menos, não por enquanto, por isso, a hashtag #euescolhiesperar está bombando no Twitter. A campanha, que prega a castidade entre os jovens, começou há alguns anos no Estados Unidos e só agora ganha força no Brasil. Há quase dois meses, a ONG Mobilizando o Brasil (MOB) lançou a campanha #euescolhiesperar em um site e já conta com quase 4 mil adeptos noFacebook. No Twitter, são mais cerca de 20 mil seguidores do perfil @EscolhiEsperar.
Quem está por trás da MOB, com sede em Vitória (Espírito Santo) são pastores e movimentos evangélicos, padres e outras correntes e congregações cristãs. Algumas delas são: Associação de Pastores Evangélicos de Vila Velha, Associação de Pastores da Grande Vitória, Grupo de pastores no ES e Ministério Cristo em Mim. Você pode saber mais sobre as entidades que apóiam financeira, técnica e ideologicamente o movimento clicando aqui.
Os adeptos a prática de não praticar sexo, usam as redes sociais para divulgar o movimento e conhecer mais gente que pensa parecido. Alguns aderiram a uma aliança que simboliza seu compromisso com a castidade. Lá fora, os maiores símbolos da campanha , que chegaram a usar um “anel de pureza”, os astros teen Demi Lovato, os Jonas Brothers, Miley Cyrus e Selena Gomez – hoje, a maioria já deixou o acessório de lado.
Ryan Dunn (1977-2011)
De acordo com a Folha Online, Ryan Dunn, ator de “Jackass”, morreu aos 34 anos em um acidente de carro às 3h desta segunda-feira [20.06.2011] na Pennsylvania:
A mãe do ator Bam Margera confirmou a morte ao site TMZ.
Junto com ele estava uma pessoa não identificada, que também morreu no acidente.
Segundo o TMZ, com o batida, o carro pegou fogo. Horas antes do acidente, Dunn postou uma foto em uma bar no Twitter.
Leia mais clicando aqui.
Ficha do ator:
http://www.imdb.com/name/nm0242756/
Ryan Dunn tinha 34 anos e em “Jackass” arriscava a pele em “desafios” radicais com Bam Margera. Foi justamente a mãe deste último a confirmar a notícia da morte.
quarta-feira, 22 de junho de 2011
PATRIMÔNIOS DA HUMANIDADE: LUMBINI, LOCAL ONDE BUDA NASCEU
Lumbini, no sudoeste do Nepal, evoca nos seguidores do Budismo, o mesmo sentimento que Jerusalém para cristãos e Meca para os muçulmanos.
Lumbini além de toda sua natureza religiosa, possui lindas vistas e enormes áreas dedicadas a agricultura. A cidade possui muitas ruínas e artefatos datados antes do período cristão.
Lumbini foi tombada como patrimônio da humanidade pela UNESCO, em 1997.VOCÊ NÃO IRIA DORMIR SEM SABER ESSA
Mulher mata filho após ele ‘pifar’ a TV de tanto jogar Nintendo Wii
Uma jovem norte-americana admitiu ter deixado seu filho de cinco anos morrer lentamente. Kim Crawford, de 21 anos confessou que espancou a criança no último fim semana, pois ele havia quebrado o aparelho de televisão enquanto jogava Nintendo Wii. Os golpes que ela inferiu contra o menino foram tão fortes que ele acabou com graves lesões internas, morrendo após cinco dias de sofrimento.
Segundo a polícia, Kim inventou várias histórias antes de admitir que havia matado o filho. Ela inicialmente alegou que a criança tinha simplesmente ficado doente, depois contou que o filho se machucou caindo no parque durante um jogo.
No entanto, após horas de interrogatório, ela finalmente disse que havia se zangado com seu filho por ele ter quebrado a TV e espancado o menino. A criança foi levada ao médico cinco dias após ser espancada falecendo em de corrência de uma infecção no pâncreas e com o intestino dilacerado.
Kim Crawford foi acusada de homicídio culposo e está presa. A advogada de Kim alegou em sua defesa que ela não tentou matar o filho. Fonte: Daily News
Pará teve 219 mortes no campo nos últimos dez anos, diz procurador
O procurador do Tribunal Regional Federal da 1º Região, José Marques Teixeira, disse nesta quarta-feira que houve no Pará, nos últimos dez anos, 219 homicídios no campo, mas apenas quatro condenações por esses crimes.
Teixeira fez a declaração durante uma audiência pública sobre a violência no campo na Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa do Senado. Segundo a Agência Brasil, ele afirmou na audiência que 37 dos homicídios nem sequer foram investigados.
A forma de apurar (os homicídios) só milita no sentido de que a impunidade seja sacramentada, ainda que pessoas acusadas de crimes sejam processadas", afirmou Teixeira.
CliquePara o presidente da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo, Gercino da Silva Filho, as principais causas para os crimes no campo são a grilagem de terras públicas, a ocupação ilegal dessas áreas e extração ilegal de madeira.
Mutirões judiciais
Também segundo a Agência Brasil, Gercino da Silva Filho defendeu o uso de mutirões judiciais, como os que já estão em andamento em Rondônia e Mato Grosso, para julgar os crimes e pôr fim à sensação de impunidade.
Segundo a Comissão Pastoral da Terra, órgão vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a violência agrária recrudesceu no Brasil em 2010.
A comissão calcula em 34 os agricultores ou ambientalistas assassinados no ano passado, um número 30% maior que em 2009. Em 2008 foram 28 assassinatos.
A região Norte concentra a maior parte dos casos, com 21 ocorrências em 2010. Apenas no Pará houve 18 mortes, o dobro do registrado um ano antes.
Em segundo lugar está a região Nordeste, com 12 homicídios no campo no ano passado.
domingo, 19 de junho de 2011
Primeiro transplante de útero do mundo
Mas tudo fica em casa nesta história escrita na página dos pioneiros da Medicina. Pela primeira vez vão realizar um transplante de útero em Sara Ottoson, de 25 anos, que padece a Síndrome Mayer Rokitansky Kuster Hauser (para abreviar, MRKH), o que supõe a ausência de alguns dos órgãos do sistema reprodutivo.
Os médicos avaliaram a possibilidade de extrair o de sua mãe, de 56 anos e se tudo der certo levará a seus filhos no mesmo lugar desde o que ela veio ao mundo.
Tão somente 1 em cada 5.000 pessoas padece esta síndrome MRKH e há outras muitas mulheres que por diversos fatores sofrem a perda do útero de modo que o sucesso deste transplante abriria muitas portas à maternidade daquela que estavam impossibilitadas por esta causa.
A pergunta que não quer calar é... se tudo der certo... poderão transplantar um útero a um homem?
Leia mais em: Primeiro transplante de útero do mundo - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=19617#ixzz1PmStT8Qf
ALGUMAS LEIS CURIOSAS
As mulheres da Faixa de Gaza são proibidas de fumarem narguilé em locais públicos. Segundo o grupo islâmico Hamas, que criou a proibição, as mulheres fumando contrariam às tradições e normas sociais.
Alemanha
A cidade de Fluorn-Winzeln é oficialmente uma “zona livre de Papai Noel”. Isso significa que a imagem do bom velhinho fica proibida no local, até mesmo na época de Natal. O objetivo é resgatar a figura histórica de São Nicolau.
Croácia
Por causa da crise financeira de 2008, o governo decidiu proibir as festas de fim de ano no país. Natal e Ano Novo tiveram de passar em branco, com o objetivo de reduzir os gastos dos cidadãos.
Irã
A polícia proibiu as vitrines com gravatas e roupas íntimas femininas. As roupas íntimas de mulher só podem ser expostos em manequins no interior da loja, mas com a condição de não haver vendedores homens no estabelecimento.
O governo também proibiu os homens de usarem cabelos compridos. Foi lançada até uma cartilha com os cortes de cabelo permitidos para os homens. Penteados com rabo-de-cavalo, claro, ficaram de fora.
Nepal
Os funcionários do Aeroporto Internacional de Katmandu são proibidos de trabalhar usando calças com bolso. O objetivo da proibição é acabar com a prática do suborno.
VOCÊ NÃO IRIA DORMIR SEM SABER ESSA
Um mergulhador buscará o corpo de Bin Laden no mar Leia mais em: Um mergulhador buscará o corpo de Bin Laden no mar
No próximo mês de julho o mergulhador irá à Índia, arrendará um navio equipado com todos os dispositivos de alta tecnologia necessários para depois se transladar à região do mar Arábico onde, segundo a informação oficial, foi jogado o terrorista ex "número um".
- "Tentaremos localizar e recuperar seu corpo, fotografá-lo e fazer gravações em vídeo, para depois realizar uma análise de DNA", disse o aventureiro, ainda que tenha confessado que não há muitas possibilidades de encontrar o corpo assegurando que é como buscar uma agulha no palheiro.
Warren fundou uma empresa de mergulho comercial em 1972 e desde então vem realizado operações para recuperar tesouros e bens submersos em mares de todo mundo.
Alguém crê mesmo que Bill vai encontrar o corpo de Bin Laden? Vale a pena gastar 400 mil dólares/640 mil reais por uma busca com poucas esperanças? É bem mais fácil que ele encontre o capitão Nemo.
Leia mais em: Um mergulhador buscará o corpo de Bin Laden no mar - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=19679#ixzz1PmL1tcLw
sábado, 18 de junho de 2011
'Sex Shop Gospel' regado a Oração, Bíblia e Jesus
O site pioneiro “Book22.com” começou em 2008. A proprietária, Joy Wilson, disse em entrevista ao site religioso “NPR.com” que ao procurar alguns brinquedos pela internet para melhorar a vida entre quatro paredes com o seu marido, ambos se depararam com pura pornografia. Não era isso que procuravam: “Fiquei muito surpresa que era tão ruim”.
Por isso, ela resolveu começar seu próprio sex shop livre de pecados. O site comercializa livros, brinquedos e até mesmo conselhos sexuais e amorosos. O nome da loja faz referência ao salmo 22 da bíblia.
Preocupada em garantir a santidade dos produtos oferecidos, Joy faz questão de fazer sua parte: “Nós oramos por todos os produtos antes de adicioná-los ao site”. Ao que parece, a tática tem dado certo: “Ele (Jesus) realmente nos impressionou. Quase toda nossa página de 'pedidos especiais' está esgotada”. A especialidade envolve um “kit de aventura para o fim de semana” e um “kit sexy de velcro”.
A página inicial do site deixa claro a filosofia da loja: “oferecemos ótimos preços em nossos brinquedos sexuais cristãos, sempre mantendo Jesus Cristo no centro de tudo”.
quinta-feira, 16 de junho de 2011
VOCÊ NÃO IRIA DORMIR SEM SABER ESSA
Pesquisador cria carne artificial à base de excrementos humanos
A crise global de alimentos é uma questão muito séria, mas o professor Mitsyuki Ikeda acredita que sua mais recente invenção, uma carne artificial à base de proteínas de excremento humano, poderia ser de grande ajuda. O pesquisador do laboratório japonês de Okayama diz que seu país tem mais lama de esgoto que eles podem lidar, de forma quepediram a Ikeda para explorar a sua eventual utilização. |
O lodo de esgoto é rico em proteínas porque é cheio de bactérias, a maioria das quais provenientes de fezes humanas. No entanto, esses microrganismos são inofensivos, pois morrem pelo calor durante o processo de fabricação. De acordo com os testes iniciais, a carne artificial tem o mesmo gosto de carne, graças à proteína de soja adicionada. Ikeda acrescentou também alguns corantes para dar uma aparência mais natural a sua carne. Em termos de valor nutritivo, o hambúrguer de bosta não parece de todo mau: 63% de proteínas, 25% de carboidratos, 3% de lipídios e 9% de minerais.
No entanto, o próprio Ikeda admite que sabe que muitas pessoas não vão se interessar em experimentar a carne, se souberem que foi feita de lodo de esgoto e contém proteínas de excrementos humanos. Mas, se a crise de alimentos ficar fora de controle, eu não ficaria surpreso de ver as pessoas saindo no tapa por uma pedaço de bosta. Entretanto, Ikeda espera começar realmente a produção em massa de sua invenção, tornando-a acessível para todos.
O problema é que no momento, o custo para fazer a carne de merda torna-a 10 vezes mais cara que a carne real, mas uma vez que o preço da pesquisa propriamente dita seja retirado da equação, o cientista japonês acredita que sua carne artificial será capaz de competir com a natural.
Lembre-se de perguntar de onde veio a carne na próxima vez que você fizer um pedido em um restaurante japonês.
Leia mais em: Pesquisador cria carne artificial à base de excrementos humanos - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=19650#ixzz1PUkJAvNB
Facebook melhora suas amizades da vida real
Conforme as redes sociais vão crescendo e ganhando mais e mais usuários – só o Facebook está próximo de chegar aos 700 milhões, o que equivale a, uau, cerca de 10% da população mundial -, cresce também aquela pregação sobre como elas criam um distanciamento entre as pessoas e enfraquecem as relações.
Parece que não é bem assim. Uma pesquisa do Pew Research Center, nos EUA, que entrevistou mais de duas mil pessoas, constatou que quem usa o Facebook tem laços mais fortes com os amigos da vida real do que os que não têm perfil por lá.
Segundo os pesquisadores, a maioria dos americanos têm, em média, apenas dois amigos que podem ser considerados próximos de verdade, parceiros mesmo, brothers para o que der e vier. Mas os usuários do Facebook têm 9% mais relacionamentos do tipo.
O sentimento de “suporte social” - o quanto você acha que pode contar com as pessoas do seu círculo – dos conectados também foi maior: numa escala de 0 a 100, 75 para os não-usuários, 80 para os usuários da rede. Para completar, os pesquisadores perguntaram aos voluntários sobre o quanto eles tendiam a confiar nas pessoas. E viram que o pessoal do Facebook é três vezes mais propenso a botar fé nos outros do que os sem perfil.
E aí, curtiu? Compartilha.
Lâmpada misteriosa está acesa há 110 anos nos EUA
A lâmpada foi acesa em 1901 na cidade de Livermore, norte da Califórnia e foi apagada apenas por alguns cortes de energia e a mudança de prédio dos bombeiros em 1976.
A lâmpada famosa e misteriosa tem até um comitê formado em seu centenário. O presidente é o chefe de divisão dos bombeiros aposentado, Lynn Owens.
- Ninguém sabe como é possível uma lâmpada funcionar por tanto tempo.
Ele acrescenta que a corrente baixa que alimenta a lâmpada de 60 watts pode ter prolongado sua vida, mas ninguém descobriu porque ela continua brilhando. E Owens afirma que cientistas de todos os Estados Unidos já foram ver a lâmpada.
A lâmpada entrou para o livro Guinness World Record, (livro dos recordes), e já virou atração turística de Livermore.
Steve Bunn, que faz parte do comitê do centenário, contou um pouco sobre a história da lâmpada.
- A lâmpada foi criada por um inventor chamado Adolphe Chaillet, que foi convidado pelo governo do Estado de Ohio para fundar uma fábrica de lâmpadas no século 19. Ele aceitou o convite e criou uma lâmpada especial, um presente para os bombeiros.
Bunn disse que, no começo pensou que a lâmpada centenária era um objeto comum, mas depois descobriu que ela custou muito mais do que as outras e sua fabricação, à mão, deu muito mais trabalho.
E a lâmpada famosa já demonstra isso na aparência de seus filamentos, como explica Steve Bunn.
- A primeira coisa que fiz quando olhei para cima foi notar que o filamento escrevia a palavra 'no' [não, em inglês]. Mas, então, olhei de outro jeito e vi que de fato ela dizia 'on', [ligada em inglês].
Os 110 anos da lâmpada dos bombeiros de Livermore são comemorados neste mês.
Fonte: BBC
terça-feira, 14 de junho de 2011
Alerta sobre a TPM
Tentando solucionar esse problema, o PMS Buddy permite que você cadastre até cinco mulheres conhecidas para saber quando vai cair o próximo período de cada uma. É só cadastrar nome, data do início da última menstruação e duração do ciclo. Talvez não seja fácil conseguir as duas últimas informações, mas não custa tentar descobrir.
O site (em inglês) promete enviar por e-mail um alerta até cinco dias antes da entrada da garota na TPM. Também dá para se cadastrar no aplicativo do Facebook ou baixá-lo para o iPhone, tendo essa agendinha sempre à mão. Desta maneira, você fica bem prevenido e pode até marcar uma viagem durante a “semana infernal”.
VOCÊ NÃO IRIA DORMIR SEM SABER ESSA
FILMES: JUNO
Juno é um dos poucos filmes que vi que trata sobre gravidez na adolescência. Apesar de ter achado que o filme romanceou muito o tema, visto que uma gravidez inesperada e nessa fase muitas vezes traz consequencias negativas para a mãe, sua família e o bebe, visto que na maior parte dos casos, o pai desaparece.
A personagem que dá nome ao filme, interpretada brilhantemente por Ellen Page, é independente e decidida. Assim que descobre sua gravidez, ela pensa no aborto, no que é apoiada por Paulie Bleeker (Michael Cera), o pai da criança, que ao longo do filme mostra estar bem mais inseguro com relação a gravidez do que Juno.
Juno, quando desiste do aborto procura uma família para adoção e começa aí todo o desenrolar da trama, que é bem involvente, mesclando bem momentos de humor e drama.
Não é uma obra prima como muitos a pintaram, mas é um bom tema para ser levado principalmente nas escolas, para discutir a responsabilidade de uma gravidez antes da hora. Também fica interessante a discussão do papel da família nesses casos, o aborto e adoção.
domingo, 12 de junho de 2011
VOCÊ NÃO IRIA DORMIR SEM SABER ESSA
Empresa lucra com spray colante para defesa pessoal
Uma empresa do interior de São Paulo criou um spray colante para defesa pessoal. O produto garante segurança e deixa o agressor numa situação constrangedora.
O empresário Agnaldo Coutinho comprou a patente do spray e montou uma fábrica para produzi-lo. O investimento foi de mais de R$ 2 milhões. Ele apostou numa carência de mercado: o uso progressivo da força.
“Os equipamentos que existiam no mercado já começavam com uma escala bem alta. Percebemos que na base precisava de um equipamento eficiente sem ser agressivo”, diz o empresário.
Durante um ano ele fez testes para aperfeiçoar a fórmula, usando uma mistura de resinas e óleos vegetais. O desafio: fazer um spray eficiente sem causar dano. Quando entra em contato com a pele, o spray se torna denso, e começa a grudar. É um efeito progressivo, que vai piorando.
O produto só sai mesmo com um antídoto, produzido pela empresa, à base de óleo vegetal.
O spray é feito nas cores amarela, vermelha, preta. Segundo a engenheira química Etiane Sans, as cores causam impacto psicológico no agressor.
“O amarelo vai identificar o agressor, o vermelho ele dá uma sensação de sangramento, porque a pessoa na hora do impacto ela não sabe distinguir direito o que está acontecendo. E o preto é para cegar mesmo, ele não consegue ver mais nada a partir do preto”, explica.
O produto é embalado em frascos de 40 a 200 gramas, e o preço vai de R$ 36,70 a 170.
O spray é uma arma de defesa: sua função é assustar e paralisar o agressor. Ele é vendido para empresas de segurança e o fato de ser um produto único é um trunfo para ganhar o mercado das prefeituras e estados.
“É dispensado de licitação, garantido por lei, em função de termos a carta de exclusividade. É muito mais rápido o processo de compra, nós podemos atender prontamente os interessados”, diz Coutinho.
Hoje a fábrica de spray produz 3500 frascos por mês. As vendas crescem 50%, e o empresário aposta alto: ele quer chegar a 60 mil unidades mensais até o final do ano, e para isso investe no mercado externo.
“O produto se apresentou como alternativa totalmente inovadora e aprovada pelo mercado nacional. Muitas pessoas já estão comprando o produto. Isso abriu uma porta para o mercado externo muito grande. França, Inglaterra, Israel por mais de uma vez nos procurou, Portugal, América do sul como Chile, Venezuela, são mercados potenciais onde nós estamos em tratativas adiantadas para colocar o produto fora do Brasil, também”, diz Coutinho.
Como surgiram os feriados comerciais, como o Dia das Mães?
Na verdade, o Dia das Mães não tem uma origem comercial. Desde a Grécia Antiga, havia celebrações na entrada da primavera, em homenagem a Reia, mãe de Zeus e considerada matriarca de todos os deuses. Mas essa festa ancestral se perdeu, e o Dia das Mães atual só surgiu no início do século passado, nos Estados Unidos, como homenagem às mulheres que perderam os filhos na Guerra Civil americana. A americana Anna Jarvis conseguiu oficializar primeiro o feriado em sua cidade, Webster, depois no estado de Virginia Ocidental e, em 1914, o feriado se tornou nacional em todo o país. No Brasil, a data começou a ser comemorada sob influência americana - foi introduzida pela Associação Cristã de Moços (ACM) em 1918 - e, em 1932, foi oficializada pelo presidente Getúlio Vargas. Só em 1949 a data ficou mais comercial, quando rolaram propagandas para aumentar as vendas. Outros feriados que têm uma origem "nobre" fora do Brasil e aqui têm caráter mais comercial são o Dia dos Namorados, Dia das Crianças e o Dia dos Pais.
FELI$ DIA DAS MÃE$
Comércio fatura mais no Natal e Dia das Mães
NATAL
Data no Brasil: 25 de dezembro
Data em outros lugares do mundo: 25 de dezembro
Porcentagem comercial*: 11,3%
Como surgiu: O nascimento de Jesus só foi oficializado no dia 25 de dezembro no século 4. Antes, essa data era a comemoração do deus persa Mitra luz. Para aproveitar a festividade que já existia, a igreja trocou uma comemoração por outra
VENDAS: Em 2008, as vendas do Natal fizeram com que o comércio em dezembro faturasse 32% a mais que novembro - só as vendas de vestuário, tecidos e calçados subiram 87%
DIA DAS MÃES
Data no Brasil: Segundo domingo de maio
Data em outros lugares do mundo: Primeiro ou último domingo de maio
Porcentagem comercial: 8,4%
Como surgiu: Surgiu como uma homenagem a uma mãe americana. No Brasil, começou a ser comemorado no segundo domingo de maio a partir de 1918 e se "comercializou" a partir de 1949
Vendas: Os segmentos que mais lucram na data são os de eletrodomésticos e itens pessoais, como roupas, perfumes e bijuterias. Em 2008, a venda de roupas em maio cresceu 42% em relação a abril
DIA DOS PAIS
Data no Brasil: Segundo domingo de agosto
Data em outros lugares do mundo: Terceiro domingo de junho
Porcentagem comercial: 8,2%
Como surgiu: Começou nos Estados Unidos em 1910, como homenagem a um pai que criou seis filhos sozinho. Lá, o feriado é em junho. No Brasil, a ideia de fazer um feriado para os pais foi do publicitário carioca Sylvio Bhering, em 1953
Vendas: A queda da taxa de natalidade no país derrubou as vendas na data, segundo Emilio Alfieri, da Associação Comercial de São Paulo. Com menos filhos, menos presentes para os pais
DIA DOS NAMORADOS
Data no Brasil: 12 de junho
Data em outros lugares do mundo: 14 de fevereiro
Porcentagem: 7,9%
Como surgiu: Fora do Brasil, é comemorado no dia de São Valentino, que teria sido um padre romano que era contra uma lei de celibato. Aqui, a ideia foi do publicitário João Doria, que lançou uma campanha em junho de 1949 com o slogan "não é só com beijos que se prova o amor"
Vendas: Como é o mês em que começa a fazer frio no país, a venda de malhas e suéteres é beneficiada
DIA DA CRIANÇA
Data no Brasil: 12 de outubro
Data em outros lugares do mundo: 20 de novembro
Porcentagem: 8,4%
Como surgiu: Criada no Brasil por uma lei de 1924, a data ficou mais comercial nos anos 60, quando um diretor da fábrica de brinquedos Estrela criou uma promoção para incentivar a venda de uma boneca chamada Bebê Robusto. A ideia deu certo e a comemoração emplacou
Vendas: Em outubro, as lojas de brinquedos têm o segundo melhor mês no ano, atrás apenas de dezembro
*QUANTO O MÊS DO FERIADO FATURA EM RELAÇÃO A TODO O ANO DE 2008, SEGUNDO A FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO ESTADO DE DE SÃO PAULO