sábado, 27 de novembro de 2010

27 DE NOVEMBRO DE 1978: HARVEY MILK ERA ASSASSINADO


Harvey Bernard Milk, nasceu em Nova York, dia 22 de maio de 1930 e morreu dia 27 de novembro de 1978 em São Francisco, Califórnia) era um ativista pelos direitos dos homossexuais nos Estados Unidos e tornou-se o primeiro ativista declaradamente homosexual a ser eleito para um cargo público nos Estados Unidos, como membro da Junta de Supervisores de San Francisco em 1977.

Milk nasceu e cresceu em Nova York, mesmo se reconhecendo homosexual, ele manteve isso em segredo até chega a idade adulta. Sua experiência na contracultura da década de 60, fez com que Milk começasse a apoiar a liberdade individual e a expressão da sexualidade.

Sempre muito inquieto, Milk mudava tanto de profissão como de casa até mudar-se definitivamente em 1972 para São Francisco. Ele passou a morar no bairro Castro, um famoso reduto de homosexuais e abriu a loja Castro Camera, que depois passaria a ser a sede central das suas campanhas e ponto de encontro de seus colaboradores.

Milk queria se candidatar a supervisor da cidade de São Francisco em 1973, ainda que encontrasse certa resistência entre os próprios homosexuais da área. Sua campanha chamou atenção da mídia, por falar descaradamente, por ser extravagante e obteve votos, apesar que não foram suficientes para ser eleito. Fez campanha novamente nas eleições seguintes, se auto-intitulando como "prefeito da Rua Castro". Dessa vez, os votos foram suficientes para permitir-lo apresentasse também a Assembléia Estatal da Califórnia.

Aproveitando-se da sua crescente popularidade, comandou o movimento gay contra diversas manifestações homofóbicas.

Milk foi eleito supervisor em 1977.

Esteve onze meses no posto de supervisor municipal e foi responsável da aprovação de uma estreita ordem sobre os direitos homosexuais em São Francisco. No dia 27 de novembro de 1978, Milk e o prefeito da cidade, George Moscone foram assassinados por Dan White, outro supervisor da cidade que tinha sido demitido e queria recuperar seu cargo. Tanto a eleição de Milk como os sucessos que seguiram ao seu assassinato provocaram muitas manifestações na cidade de São Francisco e gerou conflitos entre políticos e polícia mais conservadora.

Milk se converteu em um ícone pelos direitos dos homosexuais.

Em 2002 foi considerado o "funcionário abertamente homosexual mais famoso e influente dos Estados Unidos.

Recentemente foi feito um filme sobre a sua vida, tendo o ator Sean Penn vivido Milk no cinema.


0 comentários:

Postar um comentário