Serão exibidos em vídeo cerca de 200 de seus curtas raros, produzidos entre 1894 e 1913, e ainda duas sessões especiais com exibição de filmes em película, com acompanhamento de música ao vivo.
O público terá ainda a oportunidade de assistir uma palestra sobre os primórdios do cinema, a história e a importância de George Méliès, além de participar de uma oficina de animação stop-motion, técnica muito usada pelo cineasta. A palestra será ministrada por Hernani Heffner, conhecido e respeitado no meio do cinema, conservador da cinemateca do MAM e professor da PUC, terá o título: “Méliès, um cineasta entre dois mundos” e está marcada para 5a feira, dia 18 de agosto, às 19h, após a exibição do filme “A conquista do pólo”, que será exibido em película 35mm com acompanhamento musical ao vivo.
Mágico profissional, pioneiro da ficção e dos efeitos especiais no cinema, autor de mais de 500 filmes, Méliès teve uma trajetória de sucesso na virada do século passado e de fracasso menos de 20 anos depois. Foi dono de um teatro, construiu um estúdio de cinema em sua casa, entrou para a história com o curta fantástico “Viagem à Lua” (1902), perdeu tudo e passou o fim da vida vendendo brinquedos e geringonças em uma lojinha em uma estação de trem parisiense, antes de se recolher ao asilo onde morreu.
SERVIÇO:
“O cinema mágico de Georges Méliès”
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 2544 4080
Datas: de 15 a 21 de agosto de 2011
Horários: 17h, 18h e 19h
Classificação: consultar programação
Lotação: 85 lugares, sendo 2 (dois) para cadeirantes
Ingressos: R$ 2,00 (Inteira) e R$ 1,00 (Meia)
0 comentários:
Postar um comentário