segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Britânica amamenta cão para fazê-lo parar de latir

A britânica Suzanne Morgan descobriu uma maneira inusitada para acalmar os latidos da cadela Dixie: ela decidiu oferecer o leite do próprio peito para o animal. A tática, segundo Suzanne, funcionou.

Desempregada e recém separada do marido, Susanne, 32 anos, tomou a iniciativa quando, logo após colocar a filha de 17 meses para dormir, ouviu os latidos incessantes da cadela Dixie. "Abri o armário da cozinha, e vi que não havia uma lata de comida para cachorro. Tive vontade de chorar. Sabia que Dixie não iria parar de latir até encher a barriga", conta, em depoimento à revista "Pick me up".

"Olhei dentro da geladeira e vi umas garrafas de leite que sobraram do dia anterior... Sempre produzi mais leite do que Tasha, a bebê, era capaz de beber, então tinha o hábito de guardar um pouco na geladeira, para quando ela estivesse com a babá".

Algumas noites depois de alimentar o cão com o leite que havia sido colocado nas garrafas, Suzanne conta que Dixie subiu em seu colo. "Apertei um pouco o seio, e esfreguei um pouco do leite na aréola. Alguns segundos depois, a língua dela estava lá, gentilmente lambendo meu peito", conta.

A mãe afirma que, durante um período de dois meses, deu de mamar para a filha e para o cão. "Tasha bebia o leite do seio esquerdo, e Dixie, do direito".

domingo, 30 de janeiro de 2011

SE PREPARANDO PARA O CARNAVAL

TV chinesa exibe cenas de "Top Gun" como se fosse treinamento da Força Aérea do país

A emissora de TV estatal China Central Television News (CCTN) não esperava tamanha atenção por parte de seus telespectadores. Durante a exibição de uma reportagem em que eram mostradas imagens de exercícios de treinamento do Exército de Libertação Popular das Forças Aéreas, militares chineses magicamente se transformaram em atores de Hollywood. A ficção foi apropriada pela emissora, que mostrou cenas de "Top Gun - Ases indomáveis", estrelado por Tom Cruise, como se fosse o exército chinês em ação.

Assim que a gafe foi descoberta, a CCTN retirou a reportagem de seu site. Mas o jornal americano The Wall Street Journal montou um vídeo comparando as imagens do filme e da reportagem, onde fica claro que a manobra em questão é de Tom Cruise, e não de um militar chinês. O constrangimento ainda não teve desfecho, já que uma porta-voz da emissora disse que a emissora ainda vai apurar o caso.

Conheça as companhias aéreas mais seguras do mundo

Planejando uma viagem? A instituição alemã Jet Airliner Crash Data Evaluation divulgou na revista Aero International deste mês seu tradicional ranking anual de segurança com a classificação das 60 maiores empresas de aviação civil do mundo.

Nas primeiras sete posições estão empresas que não registraram nenhum acidente grave nos últimos 30 anos.

São elas: Qantas, Finnair, Air New Zealand, TAP Portugal, Cathay Pacific, All Nippon e Air Berlin. O ranking cria um índice baseado no número de acidentes (considerando mortes e perda de aeronaves) e na quantidade de passageiros transportados por quilômetro rodado durante os últimos 30 anos.

Confira as dez companhias aéreas mais seguras do mundo:

As companhias aéreas mais seguras
Posição Companhia
1Qantas Airways
2Finnair
3Air New Zealand
4TAP Portugal
5Cathay Pacific Airways
6All Nippon Airways
7Air Berlin
8Virgin Atlantic Airways
9Emirates
10Transaero Airlines
Fonte: Jacdec

As companhias aéreas brasileiras TAM e Gol permanecem nas últimas posições no ranking. Assim como no ano passado, a TAM ocupa a última posição. A Gol, por sua vez, ultrapassou a China Airlines, chegando ao 58.º lugar. A TAM tem seis acidentes registrados desde que foi criada, em 1980, contabilizando 336 mortes. A Gol, fundada em 2001, teve só um acidente, em 2006, com 154 mortes.

Em 2010, morreram 829 pessoas em acidentes aéreos, ante 766 no ano anterior. No entanto, nenhum dos casos envolveu alguma das 60 maiores companhias aéreas do mundo, o que gerou poucas alterações no ranking.

Em nota, a TAM afirmou que "segue os mais elevados padrões de segurança do mundo, atendendo rigorosamente os regulamentos das autoridades brasileiras e internacionais", citando a americana FAA (Federal Aviation Administration) e a europeia EASA (European Aviation Safety Agency). Já a Gol diz que o ranking não leva em consideração as causas dos acidentes. Em nota, a companhia informa que "não foi o agente causador, conforme aponta relatório conclusivo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), no único acidente do tipo envolvendo avião da companhia, em 29 de setembro de 2006".

sábado, 29 de janeiro de 2011

6 teorias bizarras da física

A Terra é um gigantesco computador orgânico encomendado por ratos para descobrir a pergunta fundamental da vida, do universo e de tudo mais (cuja resposta, todos sabem, é 42). Essa é a nossa teoria preferida, mas é bom lembrar que ideias bizarras sobre o universo não estão restritas à ficção científica. “Quando a Teoria da Relatividade apareceu, todos acharam que era loucura. Mas, como ela resultou estar certa em muitos aspectos, a comunidade científica começou a tomar mais cuidado antes de rejeitar as novas ideias que aparecem”, explica o físico Pierluigi Piaczi. Listamos 6 dessas teorias. Não são necessariamente as mais estranhas, mas impressionam – e podem fazer você pirar se resolver levá-las muito a sério.

1- A teoria que oferece condições ao teletransporte
Essa teoria não é das mais fáceis, mas é testada e comprovada em laboratório. Então vamos lá. Os cientistas descobriram que, toda vez que você forma um par de partículas subatômicas, como um elétron e um anti-elétron, ou dois fótons (partículas de luz), elas agem como se estivessem entrelaçadas telepaticamente. Ou seja: se uma partícula gira para um lado, a sua gêmea vai girar para o outro lado, como se estivessem em comunicação uma com a outra, independente da distância que as separa. É graças a essa propriedade que funcionam os computadores quânticos ou óculos 3D. Por que isso acontece? Ninguém sabe ao certo. Mas essa propriedade permitiria o teletransporte. Somos todos feitos de átomos, isso você sabe. Então, se cada átomo do seu corpo for entrelaçado a um átomo livre, passará a existir um outro você. Bastaria escanear alguém e criar um clone físico, assim como fazem com essas partículas minúsculas, em outro lugar. Único problema é que seria preciso um computador maior que o universo para permitir isso.

2- O universo estaria em expansão graças aos “buracos brancos”
Alguns físicos acham que o universo está em expansão à custa de uma formação constante de matéria, que estaria sendo criada do nada e espalhada por aí. Mas pode isso, Arnaldo? Até pode, se acreditarmos na existência de buracos brancos – que seriam o outro lado de buracos negros. “Assim, quando uma estrela entra em colapso e forma um buraco negro, condensando tudo num volume pequeno, essa matéria apareceria em outro ponto, do outro lado desse buraco negro”, completa o físico Piaczi. Mas, na prática, não existe nenhuma comprovação da existência de buracos brancos. A ideia surgiu inicialmente como parte do chamado buraco de minhoca do astrônomo e físico alemão Karl Schwarzschild. A ficção científica também explora o buraco de minhoca como uma possibilidade de viajar por distâncias imensas do universo. Seria um “atalho” através do espaço e do tempo.

3- O universo é o buraco negro de outro universo
Essa história de que pode haver um “outro lado” do buraco negro deu origem a outra teoria: podemos estar no buraco negro de outro universo. O físico Lee Smolin, do Perimeter Institute, no Canadá, foi quem propôs formalmente essa ideia no final dos anos 90. Tem lógica se considerarmos que o Big Bang foi o começo do tempo e do espaço, enquanto no interior de um buraco negro o tempo e o espaço acabam. Isso significa que nosso universo tem um pai, um avô e toda uma genealogia por aí. Teria filhos também, que herdariam as características cosmológicas do universo-pai, com pequenas variações. Isso está relacionado à Teoria da Evolução, de Darwin, e os Universos mais aptos – ou seja, os que criam mais buracos negros – se reproduzem mais. E compõem a maior parte da população de Universos.

4. Existem múltiplos universos – e neles existem pessoas idênticas a você
Para entender a existência de universos múltiplos, vamos pegar uma experiência imaginária (e bizarra) chamada de Gato de Schrödinger, na qual um gato está vivo e morto ao mesmo tempo. A hipótese foi concebida pelo físico austríaco Erwin Schrödinger. Funciona assim: imagine um gato preso numa caixa fechada, ameaçado por partículas radioativas que poderiam ser liberadas dentro dela. Se isso acontecesse, o gato morreria; caso contrário, ele permaneceria vivo. Haveria então 50% de chances de o gato estar vivo e 50% de estar morto. Seguindo o raciocínio de Schrödinger, isso significa que as duas realidades aconteceriam simultaneamente e o gato estaria vivo E morto até que a caixa fosse aberta. A presença de um observador acabaria com dualidade porque, se houvesse o mínimo de interferência, as realidades paralelas do mundo subatômico entrariam em colapso e só veríamos uma delas. Mas, segundo algumas teorias de universos múltiplos, a coisa não acabaria por aí. Ao abrir a caixa, você produziria um universo paralelo em que uma pessoa idêntica a você abre a caixa e encontra o gato no estado oposto. Outras situações semelhantes produziriam novos universos paralelos, numa coisa sem fim. Se você quiser continuar essa viagem, vale assistir à série Fringe.

5- Uma alternativa ao Big Bang
Em 2001, cientistas propuseram uma teoria alternativa (embora não completamente oposta) ao Big Bang, chamada de modelo ecpirótico (da palavra grega “ekpyrosis”, que significa “destruição ou conflito pelo fogo”). Enquanto o Big Bang sugere que o universo tenha começado de um ponto singular, o modelo ecpirótico diz que o nosso veio da colisão de outros dois universos tridimensionais em uma quarta dimensão. A partir dessa enorme colisão, o nosso universo nasceu e foi se expandindo – e aí o processo é semelhante ao do Big Bang. O problema é que a origem dos outros universos permanece um mistério.

6- Viagem no tempo
Algumas teorias dizem ser possível viajar no tempo e isso poderia ser feito, pelo menos, de duas formas. A mais “simples” seria congelando o seu corpo para só ser descongelado no futuro, ao estilo Philip J. Fry, do Futurama. A segunda seria pegando uma carona na Teoria da Relatividade de Einstein. Segundo essa teoria, seria possível fazer viagens para o futuro com a dilatação do tempo obtida viajando a velocidades próximas à da luz. E tem gente realmente acreditando que isso será possível em breve. O professor da Universidade de Connecticut (EUA) Ronald L. Mallett ficou famoso em 2006 por seu projeto baseado em um conjunto de raios lasers em forma de espiral que teriam potência suficiente para deformar o espaço-tempo, permitindo a viagem para o passado e para o futuro.

Cientistas listam países com maiores chances de protestos violentos

O Irã, a Rússia e o Sri Lanka encabeçam uma lista de países onde é provável que haja uma intensificação de episódios de violência em levantes de civis contra o governo nos próximos cinco anos, elaborada por uma equipe de pesquisadores americanos.

O modelo que prevê cientificamente os países com maior probabilidade de aumento na ocorrência de agitação e confrontos nas ruas foi desenvolvido por dois professores assistentes de Ciência Política da Universidade do Estado do Kansas e um professor da Universidade Binghamton, de Nova York.

O Brasil não faz parte da lista, que inclui a Colômbia, Peru, Equador e até Chile e Argentina na América do Sul, além de México e Honduras no resto da América Latina.

"O Brasil tem um Estado com grande capacidade de conter episódios de violência", disse à BBC Brasil, por telefone, a pesquisadora Amanda Murdie, da Universidade do Kansas.

Os especialistas dizem que até agora a lista já conseguiu indicar alguns dos locais mais suscetíveis à agitação política, como a Tunísia, o Equador, a Irlanda, o Peru e a Itália.

"O que é interessante no nosso modelo é que ele não só prevê a violência em países como Honduras ou Irã, mas também nas democracias ocidentais. Por exemplo, na Irlanda, recentemente, devido à ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI)", afirmou o colega de Murdie na Universidade do Kansas, Sam Bell.

Comparações

A lista não procura determinar a razão por trás dos episódios de violência – esta pode resultar de uma escalada de protestos pacíficos, ser conscientemente organizada por manifestantes civis ou até parte de ação de grupos organizados armados.

Analisando os dados de violência política doméstica em 150 países entre 1990 e 2009, os pesquisadores usaram três critérios para prever possíveis aumentos no nível de violência.

AS 'BOLAS DA VEZ'

Os países com maior potencial de vivenciar aumentos de violência em protestos anti-governo:

  • Irã
  • Sri Lanka
  • Rússia
  • Geórgia
  • Israel
  • Turquia
  • Burundi
  • Chade
  • Honduras
  • República Tcheca
  • China
  • Itália
  • Colômbia
  • Ucrânia
  • Indonésia

Fonte: Sam Bell, Amanda Murdie, David Cingranelli

O primeiro deles é o nível de repressão dos Estados, que, para os especialistas, eleva a tensão e motiva os protestos.

O segundo fator é a facilidade de coordenação dos protestos, consideravelmente incrementada pelas tecnologias móveis. Os protestos de 2009 no Irã, que viram a utilização sem precedentes de ferramentas como o Twitter e os telefones celulares, são um bom exemplo disso.

Por último, os pesquisadores levaram em conta a capacidade de cada Estado de evitar a eclosão de violência em protestos através do preparo de seu próprio aparato de segurança.

Bell crê que Irã, Sri Lanka e Rússia estão na lista por razões "fáceis de deduzir".

Na república persa, a insatisfação gerada pelas violações de direitos humanos, combinada com as ferramentas disponíveis para organização de protestos, torna o país um barril de pólvora.

"O Irã é um caso especialmente interessante, porque o país já vivenciou episódios muito violentos de agitação social. Se o nosso modelo estiver correto, poderíamos ver níveis de violência ainda maiores do que há dois anos", avaliou Bell.

Países com o Egito e a Síria, que têm configurações semelhantes à iraniana, também fazem parte da lista.

No caso da Rússia, Bell aponta para um possível efeito contágio dos protestos da a "revolução laranja" - a revolta popular que varreu a Ucrânia de novembro de 2004 a janeiro de 2005 - nas ex-repúblicas soviéticas.

"Há um grande nível de repressão e não faltam ferramentas para os cidadãos se organizarem", explicou o pesquisador.

"Além disso, se houve respeito aos direitos humanos por um curto período após a queda da União Soviética, percebemos nos anos mais recentes uma rápida deterioração dessas práticas dentro da Rússia."

Já o Sri Lanka, nas palavras de Murdie, "é em termos gerais um Estado com poucas capacidades, altos níveis de repressão, e em situações assim basta um leve aumento nos níveis de coordenação da população – digamos, um aumento básico nas taxas de uso de celular ou internet – para tornar o país vulnerável aos distúrbios civis".

Surpresas

Os pesquisadores explicam que esses critérios explicam a inclusão de alguns países desenvolvidos na lista, como a Itália e a Irlanda, cuja menção pode parecer surpreendente.

Protesto estudantil em Roma, em dezembro do ano passado

"A Irlanda não é um caso óbvio", diz Bell. Mesmo assim, recentes protestos que inicialmente eram de natureza pacífica redundaram em violência política, quando o país anunciou a ajuda financeira do FMI no ano passado, observa.

Uma explicação pode estar no acesso dos manifestantes às ferramentas de coordenação, em um momento em que o governo toma medidas duras e aumenta a repressão do Estado.

Situação semelhante ocorre na Itália, que, nas palavras do pesquisador, "não tem um histórico de direitos humanos perfeito, e claramente tem a infra-estrutura disponível para que grupos se organizem e protestem contra o governo".

"Na Irlanda ou Itália, podem não ser grandes episódios de violência, mas ainda assim são episódios violentos. E o que o nosso modelo mostra é que nesses países, havendo tensões, as condições para que grupos se organizem e tenham força contra o governo existem", diz Bell.

Mas os pesquisadores ressaltam que o fato de não constar da lista não é necessariamente um bom sinal para o regime político de um país.

Primeiro, porque o modelo é desenhado para captar aumentos no nível de agitação social de um país – mas este não aparecerá na lista se vier registrando altos níveis de agitação de forma constante no tempo.

"A Grécia pode estar nesse caso", diz Murdie. "O país vivência agitação ou protestos civis desde 2001, e esses níveis de turbulência não vêm caindo."

Além disso, a ausência de fatores de instabilidade dentro de um país não indica um sistema político em harmonia.

A Coreia do Norte e a Arábia Saudita, como outros países do Oriente Médio, simplesmente não entram na lista dos distúrbios porque neles o Estado detém poder total de calar os dissidentes.

Manifestante no Irã (Arquivo/ 2006)

No Irã, manifestantes demonstraram capacidade de se organizar via internet

"Eles têm usado a repressão de forma que sufocaram a possibilidade de rebelião. Neles, também pode haver baixos níveis de coordenação. Esses países reprimem as suas populações, mas essas populações não têm a capacidade de se comunicar e organizar levantes", afirma a pesquisadora.

Murdie chama atenção para o que diz ser "provavelmente a mais importante conclusão do estudo" – as evidências de que a repressão estatal, em vez em coibir, leva a população a se mobilizar contra o governo.

"Antes, tanto na comunidade política quanto entre os pensadores, havia uma crença de que os abusos de direitos humanos – o uso de assassinatos políticos e ‘desaparições’, por exemplo – teria o efeito de assustar a população e evitar rebeliões", explicou.

"O que descobrimos é que essas ações, em especial aquelas de grande caráter público, como prisões e assassinatos com fins políticos, levam a população civil a se mobilizar e ir para as ruas", esclarece.

"O que esperamos que saia disto é que precisamos de Estados com capacidade, mas também Estados que respeitem os direitos humanos e a integridade física de seus cidadãos."

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Série vai transformar Edgar Allan Poe em detetive do século 19

O canal americano ABC autorizou a produção do episódio piloto de uma série chamada Poe, que será uma reinvenção da vida do escritor gótico Edgar Allan Poe.

Na série, Poe será o primeiro detetive do mundo, que usa métodos não convencionais de investigações para soluciona crimes, na cidade de Boston do século 19.

A história vai mostrar que alguns dos mais famosos contos de Poe seriam, na realidade, inspirados em experiências de sua própria vida. O roteiro do episódio piloto é de Chris Hollier (série “Alias”) e Dan Lin (produtor do filme “Sherlock Holmes”).

Poe quer reinventar a história do famoso escritor americano ao estilo da nova versão de “Sherlock Holmes”. Por “coiincidência”, a trama do filme “The Raven”, atualmente em produção, parte de uma ideia parecida, ao colocar Edgar Allan Poe no encalço de um serial killer inspirado por seus livros.

LISTA COMPLETA DOS INDICADOS AO OSCAR 2011

Confira a lista completa dos indicados:

.

Melhor Filme

Cisne Negro
Bravura Indômita
A Rede Social
Toy Story 3
A Origem
O Discurso do Rei
O Vencedor
127 Horas
Minhas Mães e Meu Pai
Inverno da Alma

.

Melhor Direção

Darren Aronofsky – Cisne Negro
David Fincher – A Rede Social
David O. Russell – O Vencedor
Tom Hooper – O Discurso do Rei
Joel Coen e Ethan Coen – Bravura Indômita

.

Melhor Ator

Javier Bardem – Biutiful
Jeff Bridges – Bravura Indômita
Colin Firth – O Discurso do Rei
James Franco – 127 Horas
Jesse Eisenberg – A Rede Social

.

Melhor Atriz

Annette Bening – Minhas Mães e Meu Pai
Natalie Portman – Cisne Negro
Nicole Kidman – Reencontrando a Felicidade
Jennifer Lawrence – Inverno da Alma
Michelle Wiliams – Blue Valentine

.

Melhor Ator Coadjuvante

Geoffrey Rush – O Discurso do Rei
Christian Bale – O Vencedor
Jeremy Renner – Atração Perigosa
John Hawkes – Inverno da Alma
Mark Ruffalo – Minhas Mães e Meu Pai

.

Melhor Atriz Coadjuvante

Melissa Leo – O Vencedor
Amy Adams – O Vencedor
Helena Bonham Carter – O Discurso do Rei
Hailee Steinfeld – Bravura Indômita
Jacki Weaver – Reino Animal

.

Melhor Animação

Toy Story 3
Como Treinar o Seu Dragão
O Mágico

.

Melhor Roteiro Original

Cisne Negro
A Origem
Another Year
O Vencedor
O Discurso do Rei

.

Melhor Roteiro Adaptado

127 Horas
Bravura Indômita
A Rede Social
Toy Story 3
Inverno da Alma

.

Melhor Filme Estrangeiro

Foras-da-Lei (Argélia)
Incendies (Canadá)
Em Um Mundo Melhor (Dinamarca)
Dente Canino (Grécia)
Biutiful (México)

.

Melhor Documentário

Lixo Extraordinário
Trabalho Interno
Exit Through the Gift Shop
Gasland
Restrepo

.

Melhor Trilha Sonora

Hans Zimmer – A Origem
Trent Reznor e Atticus Ross – A Rede Social
Alexandre Desplat – O Discurso do Rei
John Powell – Como Treinar o seu Dragão
A.R. Rahman – 127 Horas

.

Melhor Canção Original

Coming Home – Country H3
I See the Light – Enrolados
If I Rise – 127 Horas
We Belong Together – Toy Story 3

.

Melhor Edição

127 Horas
Cisne Negro
A Rede Social
O Discurso do Rei
O Vencedor

.

Melhor Fotografia

A Origem
Cisne Negro
A Rede Social
O Discurso do Rei
Bravura Indômita

.

Melhor Figurino

O Discurso do Rei
Bravura Indômita
Alice no País das Maravilhas
Eu Sou o Amor
A Tempestade

.

Melhor Direção de Arte

Alice no País das Maravilhas
A Origem
O Discurso do Rei
Bravura Indômita
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte I

.

Melhor Mixagem de Som

Salt
A Origem
O Discurso do Rei
Bravura Indômita
A Rede Social

.

Melhor Edição de Som

Toy Story 3
Tron – O Legado
A Origem
Bravura Indômita
Incontrolável

.

Melhor Maquiagem

O Lobisomem
Caminho da Liberdade
A Minha Versão do Amor

.

Melhores Efeitos Visuais

Além da Vida
A Origem
Homem de Ferro 2
Alice no País das Maravilhas
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte I

.

Melhor Curta-Metragem

The Confession
The Crush
God of Love
Na Wewe
Wish 143

.

Melhor Documentário em Curta-Metragem

Poster Girl
Strangers no More
Killing in the Name
Sun Come Up
The Warriors of Qiugang

.

Melhor Curta-Metragem de Animação

Day & Night
Let’s Pollute
The Lost Thing
The Gruffalo
Madagascar, Carnet de Voyage

Keanu Reeves adianta que Matrix 4 poderá ser em 3D

Afastado das grandes produções desde O Dia em que a Terra Parou, o astro Keanu Reeves deve ter deixado os fãs da trilogia Matrix de cabelo em pé ao falar sobre novas produções com o título.

Presente em um evento em Londres para divulgar novo trabalho, Henry´s Crime, o ator contou que esteve com os irmãos Wachowski, criadores da "marca", e que o assunto veio à tona na forma de dois novos filmes (!) já planejados, dando continuidade à saga de Neo. Achou pouco?

Pois saiba que a dupla esteve com ninguém menos do que James Cameron para conversar sobre a tecnologia 3D, uma vez que pretendem apresentar algo jamais visto antes, como aconteceu na época de lançamento do primeiro filme.

Reeves acredita que será apresentado algo digno da revolucionária cabeça dos cineastas. Atualmente, ele está envolvido também em outros projetos como Generation Um..., a sequência Bill & Ted 3 e 47 Ronin, entre outros. Alguns em fase embrionária, outros em pré produção e já tem sendo filmado.

Seu último filme exibido no Brasil foi A Vida Íntima de Pippa Lee, de 2009.

Apesar do desempenho menor do último filme da trilogia, quando se soma Matrix, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, o montante bate na casa dos US$ 1,6 bilhão nas bilheterias mundiais e pouco mais de US$ 1 bilhão somente nos Estados Unidos.

Agora, resta esperar que os executivos da Warner Bros. peguem gosto pela ideia e mandem eles tocarem o barco. Os fãs, em sua maioria, agradecem.

- JOHN E SEAN LINDOS -

Fotógrafo flagra fenômeno luminoso inusitado na Austrália

O fotógrafo Phil Hart, de 34 anos, garante ter clicado um fenômeno da natureza. Sem qualquer manipulação. Phil disse apenas ter captado as imagens na câmera usando baixíssima velocidade.

O cenário é um lago em Gippsland, no estado de Victoria (Austrália). A luz azulada é produto de uma reação química chamada "bioluminiscência", que surge quando pequenos organismos na água se agitam.

As imagens impressionam pela imensa quantidade de micro-organismos "Noctiluca Scintillans".

"Ninguém se lembra de uma noite em que a luminiscência tenha estado como essa noite. Eu me senti um cara de sorte por ter registrado", contou Phil, segundo o "Sun".

Estado americano lança refrigerante de maconha: Canna Cola

Chama-se Canna Cola e é feito de maconha. A partir de fevereiro o estado americano do Colorado - meses depois, a Califórnia - venderá o refrigerante produzido com a erva. Mas a venda será apenas mediante apresentação de receita médica.

A Canna Cola, criada pelo empresário Clay Butler (foto abaixo), tem, além do sabor tradicional cola, opções de limão, uva, laranja e um que imita um outro refrigerante bem popular nos Estados Unidos: Dr. Pepper. Clay afirma nunca ter fumado maconha."Estou limpo", diz.

O fabricante garante que os efeitos da bebida são semelhantes ao de uma cerveja. O nível de tetrahidrocanabinol (THC) presente na bebida não é elevado, diz.

Quinze estados americanos permitem o uso medicinal da maconha. Em nível federal, o consumo da droga é ilegal na terra do Tio Sam.

`Sono de beleza´ não é mito, diz estudo

Um estudo sueco publicado na revista especializada British Medical Journal diz que a ideia de que as pessoas precisam de um "sono de beleza" está correta.

Os pesquisadores do Instituto Karolinska, em Estocolmo, afirmam que pessoas privadas de sono por longos períodos parecem menos atraentes e saudáveis do que as que dormiram bem.

A equipe de cientistas escolheu 23 homens e mulheres para serem fotografados depois de oito horas de sono e novamente após ficarem acordados por 31 horas.

Em seguida, o grupo pediu a observadores que avaliassem as fotografias.

As imagens obedeceram a um padrão. Todas as pessoas estavam à mesma distância da câmera, nenhuma usava maquiagem e todas tinham a mesma expressão.

Segundo o relatório da pesquisa, os rostos dos voluntários quando estavam privadas de sono foram percebidos como menos saudáveis, mais cansados e menos atraentes do que nas fotos após terem dormido oito horas.

Apesar de ser bastante conhecido, os pesquisadores diziam que faltava comprovação científica do conceito de "sono de beleza".

Os cientistas dizem que os resultados podem ajudar em consultas médicas, permitindo que o médico detecte mais facilmente sinais de doença nos pacientes.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Senhor de 81 anos reencontra grande paixão do tempo de colegial 62 anos depois, graças a internet

Após se jogar do 23º andar, mulher sobrevive na Argentina

Mesmo se jogando do 23º andar de um hotel em Buenos Aires, na Argentina, uma mulher de 30 anos sobreviveu. Segundo a polícia, ela se feriu gravemente. Ela foi amortecida por um táxi que estava estacionado em frente ao hotel, cujo motorista havia saído do veículo poucos momentos antes.

No hospital, a vítima, que está em estado muito grave, teve o baço, rim e pulmão retirados e teve uma dupla fratura no quadril.

Assim como o motorista de táxi que assistiu todo o episódio, o marido da mulher também também teve que ser atendido pelo serviço de emergência, pois ficaram em estado de choque.

Testemunhas relataram que a mulher entrou na confeitaria, que fica no último piso, e pediu um café. Em seguida, ela deixou os sapatos e a bolsa ao lado da mesa e se jogou de lá de cima, sem deixar que ninguém a detesse.

sábado, 22 de janeiro de 2011

33 ANOS SEM MAYSA

VOCÊ NÃO IRIA DORMIR SEM SABER ESSA

Não é bom beber água durante a refeição, porque a água dilui o suco gástrico, assim a digestão ocorre mais devagar. E os refrigerantes fazem o estômago dilatar por conta do gás e causando uma sensação de menos saciedade, levando-o a comer mais.

Nomes que começam com letras do fim do alfabeto deixam as pessoas mais consumistas

Outra pesquisa que não vai mudar o mundo mas por ser estranha aqui está. Os pesquisadores americanos Kurt A. Carlson(Universidade de Georgetown) e Jacqueline M. Conard (Universidade de Belmont), dizem que pessoas que nome letras do fim do alfabeto tendem a ser mais consumistas.

Eles observaram os padrões de consumo de voluntários em várias situações. E constataram que as pessoas cujos sobrenomes começavam com letras do finalzinho do alfabeto tendiam a comprar coisas com muito mais rapidez do que as cujos sobrenomes começavam com letras do começo do alfabeto. E que o efeito ficava mais e mais forte conforme a letra inicial se aproximava do Z.

Curiosamente, entre as mulheres casadas era o nome de solteira que importava, sugerindo que a causa desse fenômeno vem lá do comecinho da vida. Surgiu a hipótese: o uso constante da ordem alfabética na escola durante a infância deixa as “crianças do final do alfabeto” com uma ideia de que, se elas quiserem ser as primeiras em alguma coisa, vão ter que “ir lá e fazer acontecer” elas mesmas. Isso explicaria a tendência ao consumo impulsivo, de acordo com os pesquisadores: “em um esforço para compensar essa desigualdade, as ‘crianças do fim do alfabeto’ vão se mover rapidamente quando o sobrenome não for um fator; elas vão ‘comprar antes’. Da mesma forma, aquelas com sobrenomes do começo do alfabeto estarão tão acostumadas a serem as primeiras que as oportunidades individuais para comprar algo não vão importar tanto; elas vão ‘comprar depois’“, diz o estudo (que vai ser publicado na próxima edição do Journal of Consumer Research.


ENTREVISTA: MAYER HAWTHORNE COMENTA NOMES DA MÚSICA BRASILEIRA

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Faixa de pedestres na Abbey Road vira patrimônio histórico

O governo britânico declarou nesta quarta-feira a famosa faixa de pedestres da Rua Abbey Road, em Londres, como um patrimônio histórico britânico.

O cruzamento, imortalizado em 1969 na capa do disco dos Beatles Abbey Road, é o primeiro pedaço de rua a ganhar o status de patrimônio.

Até hoje, a faixa continua atraindo milhões de visitantes beatlemaníacos ao norte de Londres.

"Não é um castelo nem uma catedral, mas, graças aos Beatles e a uma sessão de fotos de dez minutos em uma manhã de agosto de 1969, a faixa cumpre todos os requisitos para se tornar parte do nosso patrimônio", disse o secretário britânico de Turismo e Patrimônio, John Penrose, ao anunciar o tombamento.

"O fato de a faixa continuar atraindo milhares de visitantes que tentam imitar a célebre capa de Abbey Road é uma prova da fama internacional dos Beatles, mais de 40 anos depois."

No início deste ano, os estúdios Abbey Road, onde os Beatles fizeram 90% de suas gravações, também foram classificados como patrimônio histórico britânico.

A capa dos Beatles que imortalizou a faixa de pedestres

Paul McCartney elogiou o tombamento da faixa

O local foi tombado pelo seu papel em definir a música britânica.

Em um comunicado, o ex-Beatle Paul McCartney comemorou o tombamento da faixa de pedestres, assim como dos estúdios.

"Este foi um ano excelente para mim e para os Beatles. Saber que a faixa de pedestres da Abbey Road será preservada é a cereja no bolo."

Britânico com rosto desfigurado quer chamar atenção para síndrome rara

Um jovem britânico que sofre de uma síndrome rara que provoca o desfiguramento do rosto está chamando atenção para o drama dos portadores da condição

Jono Lancaster, de 26 anos, nasceu com a síndrome de Treacher Collins, que afeta um em cada dez mil bebês na Grã-Bretanha, e contou sua história de sofrimento e superação em um documentário da BBC, Love Me, Love My Face (Ame-me, ame minha face).

Jono, que foi dado para adoção pelos pais com 36 horas de vida, sofre de um problema genético que afeta a forma com que os ossos da face se desenvolvem enquanto o bebê ainda está no útero.

A síndrome de Treacher Collins faz com que seus portadores não tenham ossos malares, consequentemente os olhos ficam caídos. Jono também tem problemas de audição e usa um aparelho implantado em seu osso.

O jovem britânico teve que passar por várias cirurgias, consultas em hospitais e, apesar de hoje estar feliz com seu emprego e sua namorada, Jono sofreu de depressão durante a adolescência.

"Eu era desesperado para ter amigos, eu fazia qualquer coisa. Eu não tinha confiança, comprava muitos doces e entregava para outras crianças, para que elas gostassem de mim. Acabei fazendo muitas coisas estúpidas, para que as pessoas falassem a meu respeito por uma razão que não fosse a minha aparência", disse à BBC.

Mãe adotiva

Jono foi adotado e seus problemas de comportamento na escola pioravam. No entanto, ele afirma que apenas ficava cada vez mais solitário.

"Eu costumava esconder minha infelicidade de minha mãe. Ela já tinha feito tanto por mim", disse.

O jovem se isolava em casa e chegava a cortar o próprio cabelo para não ter que se olhar no espelho em um local público. No entanto, sua vida começou a mudar quando recebeu uma oferta de emprego em um bar.

"Eu suava muito antes de cada turno de trabalho, ficava muito nervoso, com medo da reação das pessoas."

"Não foi fácil, mas, ao mesmo tempo, encontrei tantas pessoas legais que ficaram verdadeiramente interessadas em mim e no meu rosto."

O novo emprego deu a Jono confiança para começar a ir em encontros com garotas e arrumar um novo trabalho, em uma academia de ginástica.

E, no novo emprego, o jovem encontrou Laura Richardson, 20, sua namorada há quatro anos.

"Ela disse que, quando me viu pela primeira vez, notou meu rosto, mas agora ela não nota mais. Foi a primeira vez que consegui ser eu mesmo com uma garota."

Jono Lancaster e sua namorada, Laura Richardson

Jono encontrou sua namorada na academia de ginástica onde trabalha

"E olhe para nós, quatro anos depois, compramos uma casa juntos (...). Estamos completamente apaixonados."

Pais biológicos

Em 2009, Jono tentou entrar em contato com seus pais biológicos pela segunda vez.

"Era algo que eu sempre quis fazer. Quando era adolescente, eu estava com raiva e queria encontrá-los pela razão errada, para perguntar porque eles me abandonaram. Mas, ao ficar mais maduro, percebi que eles obviamente acharam que não dariam conta."

No entanto, os pais biológicos de Jono se recusaram novamente a encontrá-lo.

"Foi horrível, horrível. Chorei muito. Mas me acertei com isso. Deve ter sido uma das decisões mais difíceis da vida deles."

O jovem descobriu que a família teve outros dois filhos depois dele.

"Fico feliz que eles tenham uma família. Estou feliz e espero que eles estejam também", afirmou.

Ajuda e filhos

Jono, que hoje trabalha com adultos que sofrem de autismo, afirma que quer que as pessoas tenham mais informações a respeito da síndrome de Treacher Collins e como lidar com o problema.

"O que realmente me deixa frustrado e me preocupa é quando uma criança em um supermercado me encara e a mãe dela fala para não olhar."

"Eu queria que eles viessem falar comigo então eu poderia falar sobre o problema, para que tudo parecesse mais normal."

O jovem também quer ajudar outras famílias em situação parecida com a dele. Mas, Jono ainda tem outra preocupação, a possibilidade de que seu filho herde o problema.

Apesar de a síndrome Treacher Collins ser um problema genético raro que pode afetar qualquer pessoa, as chances de Jono passar o problema para seus filhos são de 50%. E o jovem se pergunta se poderá expor seu filho à possibilidade de "operações, consultas no hospital e bullying".

"Eu fico imaginando, me deixa louco. Ainda somos jovens, ainda há muito tempo, mas é algo que eu e Laura teremos que pensar em algum momento."

Médicos perguntaram a Jono se ele gostaria de fazer alguma cirurgia para corrigir seu problema, mas ele se recusou.

"Médicos sempre me perguntaram se eu queria a cirurgia... a construção dos ossos malares, ter meus dentes endireitados ou minha mandíbula quebrada e realinhada, mas apesar da minha depressão, eu penso 'Deus me fez assim'", afirmou.

"Fico feliz de não ter escolhido nada disso. Tenho orgulho de quem sou. E (a síndrome de) Treacher Collins me transformou no que sou."