quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

GOSTOU MÃE?

VOCÊ NÃO IRIA DORMIR SEM SABER ESSA


a ponte japonesa Akshi Kaikyõ é a maior ponte suspensa do mundo, com 3911 m de comprimento e 1991 m de vão central

OS TERMOS MAIS COMENTADOS DO TWITTER EM 2010

O Twitter também entrou nessa onda de retrospectivas de fim de ano e divulgou os termos mais comentados no microblog em 2010 . O ranking principal, com os termos mais falados, traz o vazamento de óleo do Golfo do México em primeiro lugar, seguido pela Copa do Mundo. O filme “A Origem” ficou em terceiro lugar. Lançamentos tecnológicos do ano também brilharam muito no Twitter: “Apple iPad” foi o sexto termo mais comentado, seguido por “Google Android”. Até o Polvo Paul garantiu um lugarzinho ao sol: ficou na décima posição.

Além do Top 10 geral, há outras oito categorias: eventos, pessoas, filmes, tecnologia, televisão, Copa do Mundo, esportes e Hashtags. O Brasil tem destaque em duas dessas listas. Dilma Rousseff foi a segunda pessoa mais tuitada, ficando à frente de Lady Gaga e só perdendo para o ídolo teen Justin Bieber (pra variar). Na categoria Copa do Mundo, Dunga ocupa o quarto lugar, “Cala Boca, Galvão” ocupa o sétimo e Felipe Melo, o décimo.

Os 10 assuntos mais comentados do twitter:
1- Vazamento de óleo no Golfo do México
2- Copa do Mundo
3- “A Origem”
4- Terremoto no Haiti
5- Vuvuzela
6- Apple iPad
7- Google Android
8-. Justin Bieber
9- Harry Potter e as Relíquias da Morte
10- Polvo Paul

As cidades do Japão foram construídas sobre Pentagramas

Onmyoudou é um sistema japonês que mistura ciência e ocultismo. Literalmente, significa “o caminho do yin e do yang” e baseia-se principalmente na Teoria dos Cinco Elementos do Tao. Os cinco elementos correspondem a fases de energia, e possuem um ciclo construtivo, nos quais todos estão em harmonia, e um ciclo negativo, em que os elementos estão em desarmonia. O ciclo construtivo é representado pelo círculo e o destrutivo pelos traços que formam a estrela. Por isso, o símbolo nos onmyouji, os praticantes do onmyoudou, é um pentagrama, pois representa os cinco elementos em todas as suas relações. E os Japoneses levam muito a sério estes ciclos! A ponto de construir suas cidades, separadas por quilometros de distância, seguindo estes cálculos.

Em japonês, a palavra “kekkai” significa “barreira espiritual”. É uma barreira de proteção astral, podendo ser comparada ao Ritual Menor do Pentagrama na tradição ocidental. As kekkai podem ter diversas formas, existindo cinco tipos básicos que variam conforme o objetivo de quem quer erguer a barreira. A kekkai mais comum é o pentágono, o espaço formado entre os cinco elementos.

A imagem acima mostra uma kekkai criada no perímetro de um mausoléu de um santuário na cidade de Tokushima, Japão.

Feng Shui e a construção de cidades

Feng Shui é um termo de origem chinesa, cuja tradução literal é vento e água. Sua pronúncia correta em mandarim é “fon xuei”. Os mesmos ideogramas são utilizados em outros países da Ásia com um sentido semelhante: no Japão (fūsui), Coreia (pung-su) e Vietnam (phong-thủy).

Feng Shui, vem da pronúncia americanizada, expressa o barulho do vento e da água, é onomatopeico: “fon suei”. Segundo esta corrente de pensamento, estabelecendo uma relação yin/yang, os ideogramas Feng e Shui (respectivamente Vento – yang – e Água – yin -) representariam o conhecimento das forças necessárias para conservar as influências positivas que estão presentes em um espaço e redirecionam as negativas de modo a beneficiar seus usuários.

A origem da expressão “Feng Shui” está no Zang Shu (O Livro dos Enterros) escrito pelo Mestre Guo Pu (276-324 d.C). O termo é citado na seguinte sentença:

O Qi é disperso pelo vento (feng) e acolhido pela água (shui).

O Feng Shui é uma corrente de pensamento analítico com tradição de mais de 4000 anos. Os mestres chineses que o estruturaram perceberam que cada área natural, terreno ou edificação é dotada de sua própria vibração influenciada pela presença do Ch’i (chamada em chinês de qi ou Chi) e estaria sujeita às várias influências do ambiente que a circunda.

Constatando que certos tipos de vibrações presentes no ambiente e em seu entorno podem agir de modo benéfico para o corpo e a mente, enquanto que outros tipos tendem a ser prejudiciais, compreenderam a importância de estudar como situar as edificações, móveis e objetos da maneira mais adequada para favorecer seus usuários.

Quando as pessoas buscam este equilíbrio com as forças benéficas da Natureza, podem gozar de saúde, boa sorte e prosperidade. Quando as ignoram e se alinham com influências nocivas, podem experimentar dificuldades e obstáculos que podem se expressar como doenças, má sorte ou indisposição.

Os mestres taoístas que desenvolveram esta arte, não utilizavam-na isoladamente: consideravam-na mais um instrumento de equilíbrio a ser utilizado em conjunto com outras práticas articuladas à Medicina tradicional chinesa, como a acupuntura, a meditação, e o Tai Chi Chuan.

O Kekkai e o Planejamento Urbano

Os onmyouji eram responsáveis pela proteção das cidades contra espíritos malignos e também determinavam qual era o melhor lugar para se construir os prédios a partir da leitura das energias do local. Em outras palavras, eles utilizavam o feng shui direto no planejamento urbano. Por isso, a maioria das cidades do Japão, inclusive as pequenas, têm seus principais edifícios, templos e montanhas, que são consideradas sagradas, nos vértices ou no exato interior de um pentagrama, que por sua vez irá criar a kekkai para proteção.

Na imagem que ilustra a abertura deste post, Um pentágono regular une o Santuário de Ise (Ise Jingu), o Grande Templo de Kumano Hongu, o monte Ibuki, o Santuário de Isanagi em Awaji, e o antigo Santuário de Ise (linhas roxas). Estes santuários foram construídos no século X, e a lenda diz que suas localizações foram ditadas pelos espíritos dos monges ancestrais. Deixo para vocês responderem como monges usando a tecnologia de 1.000 anos atrás conseguiram guiar os construtores para que eles construíssem estes santuários exatamente nas pontas de um PENTAGRAMA REGULAR com 110km de raio sem googlemaps (para vocês terem uma idéia, 100km é a distância entre São Paulo e Campinas).

O quadrado amarelo no detalhe, que corresponde ao pentágono verde no mapa maior, refere-se ao castelo de Maruoka, construído em 1576 na cidade de mesmo nome, no distrito de Fukui. As lendas contam que, toda vez que o inimigo se aproximava, um misterioso nevoeiro surgia, encobrindo a construção.

As imagens acima são do Círculo de Pedra de Oyu, na cidade de Kazuno. Estes círculos de pedra (existem diversos deles no Japão, falarei sobre isso em outros posts) foram datados como tendo 4.000 anos de idade. Incrível como esses humanos têm as mesmas idéias e usam as mesmas formas para as mesmas funções magísticas em lugares e culturas tão distantes quanto a Inglaterra e o Japão…

Como surgiu a tradição de brindar?

Os relatos mais antigos de brindes remontam aos gregos e fenícios, segundo Jennifer Rahel Conover, autora do livro .

por Julia Moióli

Ao erguer suas taças de vinho, os povos antigos faziam uma oferenda simbólica a seus deuses. Os relatos mais antigos de brindes remontam aos gregos e fenícios, segundo Jennifer Rahel Conover, autora do livro Toasts for Every Occasion (“Brindes para Todas as Ocasiões”, inédito no Brasil). Para saciar a sede das divindades, os romanos adotaram o hábito de derramar um pouco da bebida no chão – algo como o costume de dar um gole de cachaça “pro santo”, comum no Brasil. Além disso, o brinde selava o fim de conflitos. O vencedor dava o primeiro gole para provar que não iria envenenar o adversário. “E, ao bater um copo no outro, os romanos achavam que os venenos se depositariam no fundo das taças”, afirma John Bridges, autor do livro A Gentleman Raises his Glass (“Um Cavalheiro Ergue seu Copo”, inédito no Brasil). Na ameaça de intoxicação também está uma das hipóteses sobre a origem da exclamação “saúde!”, que acompanha os brindes: na Grécia antiga, isso poderia ser uma promessa de que a bebida estava boa.

Agricultor indiano é pai aos 94 anos



Ramjit Raghat quer título de mais velho 'pai de primeira viagem' do mundo.
Ele espera viver muito e quer ter mais um filho com a mulher, de 52 anos.

O indiano Ramjit Raghav, de 94 anos, dá mamaneira para seu filho Vikramjeet, de dois meses, em 28 de dezembro, em Kharkhoda. Ele reivindica o título de "novo pai" mais velho do mundo. Raghat trabalha como "diarista" em uma fazenda e afirmou que quer ter mais um filho no ano que vem.O indiano Ramjit Raghav, de 94 anos, dá mamadeira para seu filho Vikramjeet, de dois meses, em 28 de dezembro, em Kharkhoda. Ele reivindica o título de "pai de primeira viagem" mais velho do mundo. Raghat trabalha como "diarista" em uma fazenda e afirmou que quer ter mais um filho no ano que vem. (Foto: Shariq Allaqaband/Barcroft India/Getty Images)
Ele vive com Shakuntala Devi, de 51 anos. Ela deu o bebê à luz em um hospital local da cidade, a 70 km ao norde de Nova Délhi. A criança nasceu em bom estado, segundo os médicos. O pai disse estar confiante em que vai viver o bastante para ver o menino crescer. Ele afirma ter mais de 100 anos, mas seus documentos previdenciários lhe dão 94.  Ele vive com Shakuntala Devi, de 52 anos. Ela deu o bebê à luz em um hospital local da cidade, a 70 km ao norte de Nova Délhi. A criança nasceu com boa saúde, segundo os médicos. O pai disse estar confiante em que vai viver o bastante para ver o menino crescer. Ele afirmou ter mais de 100 anos, mas seus documentos previdenciários lhe dão apenas 94. (Foto: Shariq Allaqaband/Barcroft India/Getty Images)

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

VOCÊ NÃO IRIA DORMIR SEM SABER ESSA

Os nomes Tiago, Jaime, Iago, Jack, James, Jacques, Giácomo, Hagop, Jacob, entre outros são variantes do mesmo nome, Jacó

LORD BEATLES

FILMES: KIDS (1995)


Por Weliton Vicente Filmes sobre adolescentes não são coisa nova. Este “Kids” de 1995 é um exemplo de filme sobre adolescentes que, muitos que eram adolescentes na época se lembram bem e ainda guardam algum aprendizado dele. E não é para menos.

Escrito por Harmony Korine com base em argumento de Larry Clark e Jim Lewis, “Kids” contou com um elenco de desconhecidos. Os 91 minutos montados pelo talentoso Christopher Tellefsen têm a fotografia seca de Eric Alan Edwards e mostram Telly (Leo Fitzpatrick), um adolescente que transa apenas com virgens e o máximo delas que conseguir, usando a desculpa que, com isso ele não será infectado com AIDS. Porém, o que Telly não sabe é que ele mesmo é portador de HIV, contribuindo grandemente para espalhar a doença. Jennie (Chloe Sevigny), uma das suas conquistas, descobre que é soropositivo e atravessa a cidade numa tentativa desesperada para avisá-lo desse fato.

Larry Clark (19/01/1943, Tulsa, Oklahoma) já era um conhecido fotógrafo quando estreou nos cinemas com "Kids"; de cara já realizando um dos mais importantes filmes de 1995. Tal importância se deve, em grande parte, pela polêmica que gerou ao mostrar de forma quase documental 24 horas na vida de um grupo de adolescentes nos subúrbios de Nova York. Esse é o prazo em que Telly tem sua última relação e já sai na cata de outra com uma garota em mira, sendo que o filme tem o seu final quando Jennie não consegue avisar Telly a tempo antes de ele ir para a cama com mais uma virgem.

“Kids” foi muito comentado na época de seu lançamento, tanto por ser o primeiro trabalho do diretor como pelo assunto polêmico. No entanto o que temos aqui é mais barulho do que substância. As experiências dos jovens com relação ao sexo e às drogas deixam claro que eles estão sem orientação e não têm valores definidos, parecendo que estão apenas gastando o tempo. Em um momento os jovens espancam brutalmente um outro que não pertence ao grupo. Essa e outras situações mostram que, embora sem orientação, os jovens não se parecem tão inocentes.

Uma frase usada para promover o longa foi: "Um alerta para o mundo". Assistindo ao filme se percebe que esta frase é bem sensacionalista. Jovens que bebem, se drogam e fazem sexo (infelizmente) já existiam antes, e (infelizmente) ainda estão em nosso meio. Isso não é nenhuma novidade.

Leo Fitzpatrick (10/08/1978, Orange, New Jersey) é o anti-herói do roteiro, porém, é incrível como seu personagem não consegue empatia do público. E Leo não teve participação notável em nenhum outro filme famoso após ter trabalhado em “Kids”.

Leo é estreante em longas, e Chloe Sevigny (18/11/1974, Darien, Connecticut) e Rosário Dawson (09/05/1979, New York) também. Note que os três eram bem jovens na época, o que deve ter ajudado em como eles viveram seus personagens. O que não chega a ser grande coisa, talvez pela direção ter se preocupado mais com a estética que com o elenco. Daí surgindo um filme cru, mas não fenonemal.

Para uma estréia na direção Clark não mostra muita vitalidade e a pouca que tem ainda foi perdendo (em vez de ganhar mais) com o tempo. Sua escolha pela maneira quase documental de conduzir a trama (usando handycams nas filmagens) não chega a surpreender, embora dê a impressão de uma filmagem nervosa. Ainda assim, Larry Clark realiza aqui um trabalho realista e duríssimo, não aconselhado a todos os públicos (alguns não gostarão [e com razão] de como o filme é realizado).

“Kids” estreou nos EUA em 21/07/1995 (após ter passado em Cannes no mesmo ano). O orçamento da produção foi de apenas US$ 1,5 milhões tendo o filme passado em um máximo de 187 salas, a arrecadação americana foi de US$ 7,412,216. “Kids” faturou o Independent Spirit Awards de Melhor Revelação (Justin Pierce), e teve outras três indicações: Melhor Atriz Coadjuvante (Chloë Sevigny), Melhor Roteiro e Melhor Primeiro Trabalho.

Gwyneth Paltrow pode interpretar Marlene Dietrich



Uma das maiores divas do cinema mundial na primeira metade do século XX pode ganhar uma cinebiografia em breve. A EuropaCorp TV prepara um telefilme que trará a vida de Marlene Dietrich, desde seu início nos palcos teatrais de Berlim até o sucesso em Hollywood, passando pela parceria no cinema com o diretor Josef von Sternberg, que rendeu o clássico O Anjo Azul.

A mais cotada para interpetar Dietrich é Gwyneth Paltrow (foto), de Shakespeare Apaixonado e Homem de Ferro. Seu talento vocal, já demonstrado em Duets – Vem Cantar Comigo e Country Strong, atualmente em cartaz nos Estados Unidos, é um dos pontos que a colocaram na dianteira pelo papel.

Ainda sem diretor definido, o filme será baseado em “Marlene Dietrich”, biografia escrita pela filha da atriz, Maria Riva. Andrew Davies (O Diário de Bridget Jones) já foi contratado para elaborar o roteiro. Ainda não há previsão para o início das filmagens.

Fonte: Adoro Cinema - Collider

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Museu revela o tamanho do pênis de Rasputin

Rasputin

Um museu de sexo e erotismo em São Petersburgo (Rússia) afirma possuir um artigo incomum: o pênis de Rasputin.

Grigori Yefimovich Rasputin foi um místico que atuava como conselheiro do czar Nicolau II e que se tornou uma das mais importantes figuras da queda da dinastia Romanov e o triunfo da revolução socialista de 1917 na Rússia.

RasputinEntre um grande número de esculturas e pinturas é o órgão a peça mais desejada pelos visitantes. Preservado em um pote de vidro, o suposto pênis do "Monge Louco", como Rasputin era conhecido, tem 30 centímetros...

"Com esta exposição, deixamos de invejar os Estados Unidos, onde o órgão reprodutor de Napoleão Bonaparte é mantido", disse Igor Knyazkin, fundador do museu.

E Igor comemora a vitória da estranha Guerra Fria:

"O pênis de Napoleão é um pequeno talo, não pode ser comparado ao nosso órgão de 30 centímetros."

Considerado um devasso (teria se envolvido em incontáveis orgias com plebeias e tido casos com mulheres da alta sociedade), Rasputin teria sido castrado antes de ter o corpo, crivado de balas, jogado no Rio Neva, onde morreu de frio.

VALE A PENA VER: A ORIGEM

GUERRA DE BOLAS DE NEVE COM OS BEATLES

Estudo revela que neandertais consumiam alimentos vegetais

Pesquisadores dos Estados Unidos afirmam que os neandertais cozinhavam e consumiam legumes e verduras, seguindo uma dieta bem mais sofisticada do que se supunha.

Cientistas da Universidade George Washington pesquisaram fósseis de neandertais e encontraram grãos e material vegetal cozido entre seus dentes.

A crença até então, apoiada por algumas provas circunstanciais, era de que os neandertais tinham sido grandes consumidores de carne. Análises químicas dos seus ossos sugeriam que eles comiam pouco ou até nenhum vegetal.

Essa suposta predominância da carne na dieta foi apresentada por alguns pesquisadores como uma das razões de os neandertais terem sido extintos, à medida que o número de grandes animais como mamutes também diminuía na chegada da Era do Gelo.

O estudo da Universidade George Washington é o primeiro a confirmar que a dieta dos neandertais não era restrita à carne. A pesquisa foi publicada na revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences.

Nova análise

A nova análise de restos de neandertais descobertos em várias partes do mundo encontrou provas diretas que contradizem a imagem de consumidores de carne, com a descoberta de grãos fossilizados e material vegetal em seus dentes e de que parte deste material teria sido cozido.

Escavações tinham revelado previamente a presença de grãos de pólen em locais habitados por neandertais, mas apenas agora foram encontradas provas claras de que legumes e verduras foram realmente consumidos por eles.

"Encontramos grãos de pólen nos locais (onde havia) neandertais, mas você nunca sabe se eles estavam comendo a planta, dormindo em cima dela ou outra coisa", disse Alison Brooks, professora da Universidade George Washington, à BBC.

"Mas aqui nós temos um caso no qual um pouco de planta está na boca, então sabemos que os neandertais estavam consumindo o alimento", afirmou.

Proteína

De acordo com a professora Alison Brooks os exames prévios realizados nos ossos dos neandertais eram baseados em medições de níveis de proteína e, por isso, muitos concluíram que essas proteínas vinham apenas da carne consumida.

"Nossa tendência é pensar que, se você tem um valor muito alto de proteína na dieta, deve vir da carne. Mas é possível que alguma proteína da dieta deles tenha vindo de plantas", afirmou.

O último estudo sugere que, em vez de serem selvagens embrutecidos, os neandertais teriam sido mais parecidos com o homem moderno do que se pensava anteriormente.

VOCÊ NÃO IRIA DORMIR SEM SABER ESSA

Os jogos inaugurais do Coliseu duraram cerca de cem dias

Por que o brasileiro lê pouco?



por Raphael Soeiro

Fiquemos com a resposta da maior autoridade no mundo, a Unesco. Para o setor da ONU que cuida de educação e cultura, só há leitura onde: 1) ler é uma tradição nacional, 2) o hábito de ler vem de casa e 3) são formados novos leitores. O problema é antigo: muitos brasileiros foram do analfabetismo à TV sem passar na biblioteca. Para piorar, especialistas culpam a escola pela falta de leitores.

"Os professores costumam indicar livros clássicos do século 19, maravilhosos, mas que não são adequados a um jovem de 15 anos", diz Zoara Failla, do Instituto Pró-Livro. "Apresentado só a obras que considera chatas, ele não busca mais o livro depois que sai do colégio." Muitos educadores defendem que o Brasil poderia adotar o esquema anglo-saxão, em que os clássicos são um pouco mais próximos, dos anos 50 e 60, e há menos livros, que são analisados a fundo. Mas aí teria de mudar o vestibular, é isso já é outra história.

Fonte Instituto Pró-Livro, ANL, Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina, el Caribe, España y Portugal (Cerlalc).

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Lembra do walkman?


O walkman surgiu em 1979 e foi uma revolução, pois permitia ouvir música “em qualquer lugar e a qualquer hora”, como anunciava o slogan da Sony.

Três décadas após o lançamento do primeiro modelo do walkman, o TPS-L2 azul e prata, a empresa japonesa calcula que tenha vendido quase 385 milhões de unidades do aparelho, que foi imitado em todo o mundo e passou de marca a nome genérico do produto.

Em 2004 o alemão Andreas Pavel, após vencer uma batalha judicial contra a Sony, foi considerado o verdadeiro inventor do walkman.

Andreas Pavel, criador do walkman

NO FIM..ACHO QUE ELE GOSTOU

Em que lugares o ano não começa em 1º de janeiro?

Em mais de uma dezena de países - mais especificamente, em todas as nações que não utilizam o chamado calendário gregoriano, baseado no movimento do Sol. Esse calendário, que tem como marco inicial o nascimento de Jesus, é adotado pelo Brasil e pela maioria das nações ocidentais. Mas naChina, por exemplo, o que vale é uma contagem baseada nos ciclos da lua, introduzida no ano 2637 a.C. pelo imperador Huang-ti, com anos de 363 dias. Neste ano, os chineses comemoram a passagem para o ano 4702 no dia 9 de fevereiro. Já em países do Oriente Médio como Arábia Saudita e Iêmen, a marcação mais usada é o calendário islâmico, que começa em 622 d.C. Foi nesse ano que ocorreu a Hégira, episódio em que Maomé, fundador do islamismo, fugiu da cidade de Meca para Medina. Pelo calendário islâmico, cada ano tem 354 ou 355 dias. No dia 10 de fevereiro deste ano, celebra-se o primeiro dia do ano 1426. Das nações islâmicas, as únicas exceções são Irã e Afeganistão, que usam um calendário parecido com o islâmico, mas com anos de 365 dias. Para iranianos e afegãos, a virada para o ano 1384 acontece no dia 21 de março. Ainda no Oriente Médio, os judeus de Israel saudarão o ano novo de 5766 apenas no dia 4 de outubro. O calendário judaico tem anos de 353 a 355 dias e começa em 3761 a.C., que para os judeus é o ano de criação do Universo. Por último, vale lembrar que na Índia os hindus também têm um calendário religioso, em que o ano corrente é 1926. Por lá, a passagem de ano será celebrada em 22 de março de 2005.

VOCÊ NÃO IRIA DORMIR SEM SABER ESSA


O rugido de um leão adulto pode ser ouvido a uma distância de cerca de 8KM

domingo, 26 de dezembro de 2010

AFRESCOS ERÓTICOS DE POMPÉIA




Imagem de um dos afrescos restaurados

Centenas de turistas enfrentaram filas nesta quinta-feira nas ruínas de Pompéia, na Itália, para ver, depois de restaurados, os afrescos eróticos do que era um dos bordéis da cidade romana. O bordel de dois mil anos foi descoberto durante escavações em 1862 e passou por um cuidadoso processo de reparos que custou aproximadamente US$ 250 mil (R$ 536 mil) e demorou um ano.O Lupanare – cuja denominção vem do latim lupa (prostituta) –, é uma das maiores atrações de Pompéia, que foi devastada por uma violenta erupção do vulcão Vesúvio no ano de 79.

Em Pompéia, a prostituição não era proibida, sendo normalmente feita por escravos trazidos de outros lugares, como a Grécia. O bordel tinha dez quartos - cinco em cada andar - sendo que os superiores eram destinados a clientes mais ricos. Os nomes de algumas das prostitutas e de seus clientes ainda estão visíveis, rabiscados nas paredes dos quartos. Acredita-se que os afrescos, pintados acima das portas do bordel, indicavam qual o tipo de especialidade da pessoa que trabalhava naquele quarto. Segundo arqueólogos, o preço cobrado pelos profissionais, homens e mulheres, era o equivalente ao valor de oito taças de vinho tinto.

sábado, 25 de dezembro de 2010

FINAL DE ANO MATA

Para você, fim de ano é uma época feliz? Luzinhas, família reunida, peru, “comunhão” e blá blá blá: tem quem ame, tem quem odeie. Para o segundo grupo, o dos grinchs, aí vai um argumento a mais: “Natal e Ano Novo parecem ser fatores de risco para a morte decorrente de várias doenças”, diz um pessoal da Universidade da Califórnia (EUA). Eles analisaram 57.451.944 registros de óbito feitos entre 1979 e 2004 em hospitais norteamericanos e (apesar de não saberem dizer o porquê) descobriram que mais gente morre nos dias 25 e 26 de dezembro e 1º de janeiro do que em qualquer outro dia do ano. “Mais acidentes nas estradas”, dá para pensar. Mas não: o papo é sobre a morte por causas naturais mesmo. “Nas duas semanas que sucedem o Natal, há um excesso de 42.325 mortes por causas naturais, que vai além do aumento natural da época”, diz o estudo. O efeito do mal é mais significativo para quem sofre de um de cinco grupos de doenças: neoplasmas, circulatórias, respiratórias, metabólicas e digestivas. “Mas, com todas as variáveis combinadas, há aumentos de fim de ano em todos os grandes grupos de doenças e em todos os grupos demográficos, com exceção das crianças”. Um viva ao Papai Noel. E feliz natal, gente! Para quem sobreviver, é claro.

POR CAUSA DE IDIOTAS ASSIM QUE ACONTECEM OS ACIDENTES

CONTROLE ABSOLUTO


Ontem vi o filme Controle Absoluto, interessada pelo trailer que tinha assistido, achei que seria interessante e até que o filme até certa altura foi bem interessante até terminar chato e previsível...aquele final baboseira de filme americano. O filme que esteve baseado em uma idéia do Steven Spielberg, nos mostra Jerry Shaw (Shia LaBeaouf), funcionário de uma copiadora que gosta mais é de jogar pôquer e dar a limpa nos seus coelgas. Depois descobrimos que Jerry tem um irmão gêmeo e que este tinha morrido. Depois do funeral, também percebemos que o irmão gêmeo de Jerry tinha algum destaque ao contrário dele, o que é cobrado pelo pai em um discussão. A vida de Jerry vira de cabeça para baixo quando descobre 750 mil dólares depositados misteriosamente em sua conta e quando chega em casa, descobre caixas e caixas de armamentos e fertilizantes químicos até que recebe a ligação de uma misteriosa mulher que lhe dá ordens e tudo começa a partir daí..com o FBI na sua cola e uma investigação feita pela Força Aérea. Pelo caminho Jerry ganha a companhia de Rachel Hollohan, uma mulher que também recebe as ligações misteriosas e tenta salvar a vida do filho. O filme de todo não é ruim, vemos que há uma crítica por detrás com relação a perda de privacidade em nome da segurança e o controle total em mãos de um único organismo. O filme não para um instante...são cenas de ação em sequência, o que deixa pouco tempo para um aprofundamento nessas questões parece que o único objetivo era apenas prender a atenção dos espectadores. São cenas em sequencia que acabam não fazendo o menor sentido, perseguições e explosões espetaculares. Mas acaba que ficamos interessados para onde a voz quer levá-los afinal e quem é a voz afinal. Quando o mistério vai sendo revelado, mostra um argumento muito fraco e já tão usado de uma máquina que assume o controle de tudo e quer por si só controlar tudo e instaurar um novo sistema. A partir do momento que descobrimos a origem da voz, o motivo da morte do irmão de Jerry, acabamos por nos perguntar o porque de tanta coisa que aconteceu no filme sem razão. Por que aquelas outras pessoas foram forçadas a fazer aquilo tudo e como? Para aquele plano ridículo no final de tentar matar o presidente? E depois, a facilidade de Jerry de entrar no Pentágono, de dar fim a um único guarda que cuida da entrada e passar facilmente para onde o presidente ia discursar e depois de levar tiros, aparece na sequencia com apenas um braço imobilizado. E o que aconteceu com o cara do FBI? A Agente Perez? Parecendo não saber como finalizar o filme, mostra Jerry e Rachel como casal..algo que não rolou durante toda a trama. Enfim..o filme tinha até um bom argumento de fundo, mas teve um desenrolar sem história e com um final patetético típico daquelas super produções americanas que só visam arrecadar dinheiro.

MORRISEY

UMA VISITA A CAPELA SISTINA

Uma das grandes maravilhas feita pelo homem, obra-prima de Michelangelo agora a Capela Sistina pode ser visitada através do computador..clique aqui e se maravilhe

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

VOCÊ NÃO IRIA DORMIR SEM SABER ESSA

as obras de Agatha Christie são as obras literárias mais traduzidas no mundo, em segundo vem as obras de Julio Verne.

SEM VONTADE DE FAZER NADA

Político pede que mulheres façam topless para assustar imigrantes


Um político da Dinamarca causou polêmica aopedir que as mulheres façam topless nas praias do país. O objetivo de Peter Skaarup, assessor de política exterior do direitista Partido do Povo Dinamarquês, éassustar imigrantes radicais, principalmente os muçulmanos.

Skaarup quer enfatizar em uma campanha de vídeos que a Dinamarca é um país "aberto":

"Fazer topless provavelmente não seja uma prática comum nas praias paquistanesas, mas na Dinamarca ainda é considerado bem normal", argumentou ao "Telegraph".

Mas o tiro pode sair pela culatra. Naser Khader, parlamentar dinamarquês e fundador do Movimento de Muçulmanos Moderados, afirmou que seios desnudos não garantem qualquer proteção contra extremistas:

"É totalmente o contrário. Fundamentalistas são obcecados por sexo".

BANANA

ORIGENS DOS SÍMBOLOS DO NATAL

As Renas
Existia uma tribo na antiga Sibéria chamada O Povo das Renas.
As renas eram para os siberianos o que o búfalo representa para os nativos americanos; forneciam alimento, protegendo, vestindo entre outras necessidades eram também consideradas a manifestação do Grande Espírito Rena, invocado pelos xamãs para resolver os problemas do povo. Nas suas jornadas xamânicas, ele viajava, em transe, em um trenó de renas voadoras, tal qual os Egípcios realizavam suas projeções Astrais sobre o Barco de Ísis.

A Viagem do papai Noel
Quando era tempo de sair e de colher os cogumelos mágicos, os xamanes antigos vestiriam-se muito como Papai Noel, usando casacos pele-aparados, brancos e castanhos e botas pretas longas
A aparência, a vestimenta, maneirismos do Papai Noel é como o conhecemos hoje vem da coca-Cola. Falarei sobre isso mais adiante.

Os Cogumelos e as Meias na Lareira
O cogumelo de amanita necessita ser seco antes de consumir; o processo de secagem reduz a toxicidade do cogumelo enquanto aumenta sua potência. Sabendo que estes cogumelos devem ser desidratados antes da ingestão cerimonial, seria bom secá-los antes de levá-los para casa. Conforme eles colhiam mais, eles selecionavam uma árvore na região central, e usavam seus galhos para colocar os cogumelos frescos, secando-os ao Sol.
E os cogumelos vermelhos e brancos são os enfeites de Natal mais antigos que se pode encontrar. Mais tarde, o xaman guiaria o grupo para colocar os cogumelos pendurados ao redor do lareira para o fogo secar. Esta tradição é ecoada no moderno enfeite de meias e outros itens pendurados sobre a lareira, onde são colocados presentes dentro.

Estas pessoas viveram em moradias feito de vidoeiro e couro de rena, chamado “yurts.” Algo semelhante a um teepee, a chaminé central do yurt freqüentemente também era usada como uma entrada, pois o acúmulo de neve impedia abertura de portas. Depois de reunir os cogumelos de sob as árvores sagradas onde apareceram, os xamans enchiam seus sacos e retornavam para casa. Desciam pelas chaminé-entradas e compartilhavam com os presentes os cogumelos recolhidos.
A primeira imagem do Papai-Noel associada à chaminés foi pintada em 1666 por Jan Steen, no quadro “Het Sint Nicolaasfeest” (A festa de São Nicolau).

São Nicolau e a Coca-Cola
São Nicolau é uma figura lendária que supostamente viveu durante o quarto Século. Sua seita expandiu rapidamente e Nicholas tornou-se o padroeiro de muitos grupos variados, incluindo juizes, penhoristas, criminosos, comerciantes, marinheiros, padeiros, viajantes, os pobres, e crianças.
Historiadores bem religiosos concordam que São Nicholas/Nicolau realmente não existiu como uma pessoa real, e era em vez disso uma versão Cristianizada de deuses Pagães anteriores. As lendas de Nicolau foram criadas principalmente após histórias sobre o deus teutônico chamado Segura Nickar. Este deus poderoso de mar foi visto a galope pelo céu durante o solstício de inverno, concedendo bênçãos a seus fieis embaixo.
Havia muitos templos à Segura Nickar ou Poseidon, e nesses “personagens” se deu a origem do caráter de São Nicholas da Igreja Católica. Esses templos, mais tarde, foram nomeadas igrejas em honra a São Nicolau. Tradições locais foram incorporadas nos novos feriados cristãos para fazê-los mais aceitável aos novos convertidos. A estes recentes cristãos, São Nicholas tornou-se um tipo de “super-xamã” que foi sobreposto sobre o próprio xamã e práticas culturais.
São Nicolau também adotou algumas qualidades do lendário “Befana de Avó” de Itália, que encheu meias das crianças com presentes. Seu relicário em Bari, Itália, tornaram-se um relicário a São Nicholas.
As imagens mais antigas dele o mostram usando VERDE, que era a cor dos lenhadores, até que em 1886 o cartunista maçom Thomas Nast o retratou usando as vestes que conhecemos hoje (Preto, Branco e Vermelho, as três cores da Alquimia: Nigredo, Albedo e Rubedo). No começo do século XX, a Coca-Cola fez uma campanha maciça de publicidade associando a imagem criada por Nast a seus produtos, já que as cores eram as mesmas de sua logomarca. Muita gente pensa que foi a Coca-Cola quem inventou o design do papai-noel, mas eles apenas utilizaram os desenhos alquímicos de Nast.

A Árvore da Vida e a Estrela Polar
A Árvore de Natal representa a própria Árvore da Vida: Uma Estrela Brilhante em seu Topo, simbolizando Kether, Esferas coloridas ao longo de seus galhos (tradicionalmente são 8 esferas: Hochma, Binah, Chesed, Geburah, Tiferet, Netzach, Hod e Yesod) acompanhadas ou não de Anjos e do ouropel e, finalmente, os Presentes colocados na sua Base, representando todas as dádivas de Malkuth.
A Estrela do Norte também era considerado sagrada, pois todas as outras estrelas no céu giravam em torno de seu ponto fixo. Eles associaram a “Estrela Polar”, com a Árvore do Mundo e o eixo central do universo. O topo da Árvore do Mundo tocou a Estrela do Norte, e espírito do xamã sobe na árvore metaforicamente, passando assim para o reino dos deuses. Este é o verdadeiro significado do Papai Noel fazer sua casa no “Pólo Norte”.

A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam por altura do solstício de Inverno e, desde o século IV pela Igreja ocidental e desde o século V pela Igreja oriental, celebra o nascimento de Jesus, como já visto em post anterior, os líderes do cristianismo, para a formação deste, só tiveram de adaptar as crenças e rituais antigos a um novo personagem: Jesus Cristo. Toda a roupagem necessária para vestir o novo deus preexistia. Apenas fazia-se necessário moldá-la um pouco.

FELIZ NATAL FROM THE BEATLES

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

DEMAIS

COMO O PAUL, NESSE FIM DE ANO ME DESCABELO

Dormir pouco pode levar à morte prematura, diz estudo

Pesquisadores italianos e britânicos afirmaram que pessoas que dormem menos de seis horas por noite poderão ter uma morte prematura.

De acordo com um estudo feito pelos cientistas da Universidde de Warwick em colaboração com a Universidade de Medicina Federico 2º em Nápoles, Itália, pessoas que regularmente dormem menos que seis horas por noite tem chances 12% maiores de morrer em um período de 25 anos do que as pessoas que dormem o período ideal, de seis a oito horas.

O estudo, publicado na revista especializada Sleep, analisou os padrões de sono e mortalidade de 1,3 milhão de pessoas compilados em 16 pesquisas anteriores da Grã-Bretanha, Estados Unidos, países da Europa e da Ásia. Estas pessoas foram acompanhadas durante 25 anos - mais de 100 mil mortes foram registradas entre elas.

Na análise, os cientistas concluíram que a morte prematura pode ter ligações com pouco tempo de sono por noite ou sono excessivo, fora da faixa considerada "ideal", entre seis e oito horas.

Mas, enquanto poucas horas de sono podem ter uma ligação direta com problemas de saúde levando a uma morte prematura, o excesso de sono pode ser apenas um sintoma de outros problemas de saúde já estabelecidos, segundo os pesquisadores.

"Dormir de seis a oito horas por noite pode ser mais favorável para a saúde. A duração do sono deve ser encarada como um fator de risco comportamental adicional, ou marcador de risco, influenciado pelo ambiente e possivelmente tratável, por meio de educação e aconselhamento, além de medidas de saúde pública voltadas para uma modificação dos ambientes físico e de trabalho", afirmou o professor Francesco Cappuccio, chefe do Programa de Sono, Saúde e Sociedade da Universidade de Warwick.

Sociedade moderna

Para Cappuccio, existe na sociedade atual uma redução gradual do tempo de sono.

"A sociedade moderna está vivenciando uma redução gradual na quantidade média de sono que as pessoas conseguem ter e este padrão é mais comum entre os que trabalham em período integral, sugerindo que isto ocorre devido a pressões da sociedade para o aumento nas horas de trabalho", afirmou.

"Por outro lado, a deterioração de nossa saúde geralmente é acompanhada por uma extensão de nosso tempo de sono", acrescentou.

No entanto, Cappuccio afirma que são necessários mais estudos para entender exatamente a razão de o sono parecer tão importante para a boa saúde.

Para o professor Jim Horne, do Centro de Pesquisa do Sono de Loughborough, na Grã-Bretanha, outros fatores podem estar envolvidos na morte prematura, e não apenas o sono.

"O sono é apenas uma espécie de indicador para a saúde física e mental. O sono é afetado por muitas doenças e condições, incluindo depressão", disse.

E, segundo Horne, melhorar o sono pode não fazer com que uma pessoa se sinta melhor ou viva mais.

"Mas, dormir menos que cinco horas por noite sugere que algo provavelmente não está certo."

"Cinco horas é insuficiente para a maioria das pessoas e ficar sonolento durante o dia aumenta o risco de um acidente no trânsito ou enquanto a pessoa opera máquinas perigosas", afirmou.

Empresa americana lança perucas para cães

Uma empresa na Califórnia criou um novo produto para o mercado de acessórios para animais de estimação: as perucas para cães.

As perucas foram criadas em 2007 para um desfile de cães, e os acessórios receberam tantos pedidos que as empresárias Jenny e Crissy Slaughter decidiram começar a produzir as perucas em maior escala.

Cada peruca custa, em média, US$ 30 (cerca de R$ 69). Atualmente, elas já são vendidas em seis países, e outras empresas americanas passaram a produzir acessórios semelhantes para cães e gatos.

As primeiras perucas foram inspiradas nos cabelos de celebridades como Paris Hilton e a modelo Bettie Page. Atualmente, a empresa conta com mais modelos, que incluem uma peruca afro e outras coloridas.

Em entrevista à BBC Brasil, Jenny Slaughter, uma das proprietárias da Total Diva Pets, admite que - apesar do sucesso - algumas pessoas consideram as perucas "tolas" e "desnecessárias".

"Sabemos que animais não precisam de perucas, mas são acessórios divertidos para cachorros que já têm tudo", afirma.

Mercado

O mercado de acessórios para animais de estimação vem crescendo de maneira significativa. Marcas famosas como Gucci, Burberry e Louis Vuitton já dedicaram coleções especiais a essa nova moda.

Além das perucas, acessórios como sapatos, óculos de sol, coleiras customizadas e roupas também estão disponíveis para os animais de estimação.

No Brasil, dados de 2007 da Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação (Anfal Pet) indicam que o segmento da indústria e do comércio de produtos para animais de estimação - que inclui medicamentos, alimentos, acessórios e serviços - movimentou US$ 4 bilhões.

Desse total, a contribuição de acessórios e equipamentos foi de US$ 215 milhões.

Segundo Slaughter, os donos acabam comprando mercadorias que "combinam com a atitude dos animais"